Como a língua latina está presente no ensino da língua portuguesa no contexto atual

Tendo em vista os aspectos particulares do latim, tais como suas declinações, classes e grupos, foi de imensa relevância na origem do português. O latim teve seu início por volta do século VIII a.C, na península itálica, mais precisamente onde mais tarde seria fundada a cidade de Roma. No entanto, há estudiosos que afirmam que há registros da língua datadas do século XI e VI a.C, tratando-se de supostas inscrições antigas.

O latim é de extrema importância para o compreendimento do português, pois este é oriundo do latim vulgar (sermo vulgaris), que era falado pelas classes mais inferiores da sociedade romana da época, enquanto o latim clássico (sermo litterarius), que tinha ênfase na gramática, na literatura e nas artes, era falado pela elite e esta divisão se deu pela expansão marítima romana e conseguiu expandir a língua românica mundo a fora. A língua latina teve sua importância no aspecto relevante de evolução para o português desde sua gênese, pois as transformações ocorridas no latim, sem dúvidas foram ocasionadas por intermédios de outras variações linguísticas, e partir desse eminente contato obtido através da expansão marítima, surgiu o latim vulgar, que facilitou a comunicação entre os povos, e assim, dominaram-se por ser falado pelas classes menos favorecida da sociedade da época. O latim não originou apenas o português, mas também as línguas denominadas românicas: espanhol, francês, romeno, italiano, inglês e mais alguns dialetos.

As maiores heranças que o latim deixou para o português foi entender a evolução fonética e fonológica da língua portuguesa, a compreender a formação das palavras e porque elas mudam/porque podem mudar, tendo em vista à dinamicidade da língua, a entender o próprio funcionamento da língua portuguesa (fenômenos estes que as respostas só se encontram no latim), e em aspectos gerais, nos ajuda a compreender questões sintáticas e a etimologia das palavras.

Segundo o artigo “A importância do Latim”, das Acadêmicas do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português, pela Faculdade Vale do Acaraú, Tatiany Eliça da Costa Ramos e Yamara Mamed de Souza, o português por ter sofrido influência direta do latim, e também por outras culturas, é com certeza, uma língua que conserva aspectos gramaticais não encontrados em outras línguas românicas. A individualidade linguística do português, no ponto de vista linguístico é muito rico devido à complexidade do seu sistema fonológico. É fato que há diferença nos sons orais e nasais, partindo das vogais a, e, i, o, u nas referidas palavras, ex: ave, pai, mãe, pé, rei, céu, me, viu, ovo, herói, etc. Outras características é a que tem a queda das consoantes da forma latina, que permanecem em outras línguas neolatinas, na forma original como o italiano e o espanhol, ex: luna, que em português é lua.

Ainda de acordo com o artigo supracitado, a língua portuguesa no Brasil passou por várias transformações, desde a sua descoberta, em 1.500, dando ao idioma dos colonizadores a incorporação de termos africanos e indígenas aqui existentes, e no contato com essas etnias, deu-se um novo jeito de falar. Com relação a Portugal, as diferenças permeiam na pronuncia e na maneira como se utiliza o idioma na colocação dos pronomes. Assim como todas as línguas neolatinas, criadas por derivação do latim, o galego adquiriu contribuições germânicas e componentes indo-europeus, na verdade, os portugueses não tinham um idioma próprio, mas a língua galega. Assim como o Brasil sofreu influências linguísticas e manteve a estrutura da “Língua Portuguesa”, Portugal também adquiriu novos elementos e manteve a estrutura originalmente galega.

Diante dos pressupostos, conclui-se que entender a necessidade do latim para a compreensão da língua portuguesa e toda sua evolução é literalmente descobrir sua origem, como funciona a complexa e variada língua portuguesa, na sua mais amplitude cultura possível. Estudar e analisar o latim e o português é de extrema importância, pois nos ajuda a compreender como estas línguas se relacionam na atualidade e como se deu sua evolução no decorrer dos tempos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RAMOS, Tatiany Eliça da Costa. Autora do Artigo A Importância do Latim. Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português, pela Faculdade Vale do Acaraú.

SOUZA, Yamara Mamed de. Autora do Artigo A Importância do Latim. Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português, pela Faculdade Vale do Acaraú.

TERRA, Ernane. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.

VIARO, Mário Eduardo. Autor do Artigo A Importância do Latim na Atualidade. USP. São Paulo. 1999.

http://www.artigonal.com/línguas-artigos/aimportancia-do-latim-no-estudo-da-lingua-portuguesa-2551071.html

Acessado em 13/11/2014, às 13 horas e 37 minutos

Patrick Sousa e Ana Carolina Ferraz
Enviado por Patrick Sousa em 28/02/2016
Código do texto: T5557623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.