A inter-relação SEMÂNTICA APLICADA versus PRODUÇÃO / INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

A INTER-RELAÇÃO SEMÂNTICA APLICADA VERSUS

PRODUÇÃO / INTERPRETAÇÃO TEXTUAIS.

Um texto ideal, impecável, semanticamente correto, é aquele em que A CLAREZA redacional se faz presente, onde o conte-údo é apresentado de forma objetiva, com vocabulário adequado e es-trita observância aos princípios gramaticais, de tal forma que, conju-gados tais requisitos, o texto não enseje a possibilidade de mais de uma interpretação para qualquer das suas passagens ou trechos.

E o CONHECIMENTO, AINDA QUE NOCIONAL, DE SE-MÂNTICA pode viabilizar essa clareza (pelo menos no tocante ao SEN-TIDO DAS PALAVRAS), visto que desenvolve, em quem produz ou in-terpreta o texto, o senso observativo e capacidade crítica aguçados, fazendo com que tal usuário da língua esteja sempre alerta com rela-ção aos pormenores linguísticos contidos em tal texto, capazes de alterar a interpretação pretendida para todo o conteúdo da mensagem.

Como ilustração, considere que, ao produzir um de-terminado texto, numa de suas passagens, alguém, com alguma noção de semântica, nele faz constar inadvertidamente :

"EU PRESENCIEI A EXPLOSÃO "DO" EDIFÍCIO".

Considerando apenas a INTENCIONALIDADE, com tal frase o seu autor deseja informar que PRESENCIOU UM DETERMINADO EDIFÍCIO EXPLODINDO (em tal hipótese, não fica claro DE ONDE ele teria presenciado o fato).

Porém, ao proceder à revisão final desse texto, o seu autor (conforme frisado, COM NOÇÕES DE SEMÂNTICA) não terá difi-

culdade em observar que se faz necessário o refazimento deste trecho entre aspas do texto, para evitar que o emprego de "DO" (antes de "e-

difício"), neste tipo de contexto provoque a possibilidade desta segun-da interpretação :

"Eu, ESTANDO, naquele momento, EM DETERMINADO EDIFÍCIO, PRESENCIEI A EXPLOSÃO DE ALGO (não especificado) nas imediações"

pedralis
Enviado por pedralis em 25/02/2016
Código do texto: T5554755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.