Paráfrase ou plágio?

Começaremos aqui com uma definição do que é uma paráfrase e plágio.

Paráfrase é a ação que consiste em transformar um texto de outro autor ou falante (seja este oral ou escrito) usando palavras próprias, a fim de torná-lo mais claro sem alterar o sentido original. Já o plágio se trata de uma cópia; do reuso de ideias sem citar a fonte. Existem vários tipos de plágios tais como frases filosóficas, pequenos trechos de um livro, peça de teatro, músicas, coreografias... Etc. Porém aqui trataremos somente de plágios de texto.

Parafrasear pode trazer alguns benefícios, tomemos como exemplo um artigo científico. Um educando ao fazer uma paráfrase deve envolver-se com o assunto, o que talvez requeira uma leitura redobrada do documento. Ao parafrasear, o mesmo aprende como organizar suas ideias; criando um esqueleto de seu texto, separando os elementos argumentativos, revendo alguns conceitos... Etc. O que é muito útil para poupar tempo quando escrevendo seu texto. Saber organizar as ideias é muito importante, pois com ela se cria uma sequência que torna o texto coerente. Pode-se considerar que a essência da paráfrase é o fato de que, quem está parafraseando dá ao texto seus traços; seu modo de escrever, sua forma de se expressar, palavras que julga serem mais eficazes, argumentos próprios... Etc. E toda esta manipulação da língua é usada para aclarar o texto de maneira mais pessoal. Todo este mecanismo de manipulação das palavras é também usado para modificar a maneira que algo foi falado na intenção de aumentar ou diminuir a intensidade do que foi escrito, tornar o texto menos ou mais agressivo, enfatizar ideias que são consideradas muito importantes e que talvez tenham sido expressadas com palavras pouco impactantes. Toda esta escolha cuidadosa das palavras mostra a intenção embutida de quem escreve. Então, pode-se notar que, elaborar uma paráfrase contribui muito para o crescimento de um educando envolvendo-o em uma leitura menos superficial, ajudando-o a organizar as suas ideias para não se perder na sequência do texto e o mais essencial: o aluno se torna mais expressivo e aprende a argumentar de forma mais precisa, aumenta seu vocabulário ao usar anáforas, aprende escolher palavras mais impactantes ou menos agressiva de acordo com o efeito que deseja causar naquele que lê seu texto e por fim aprende a dominar a arte da manipulação da língua transformando as estruturas de um texto a seu gosto. Levando em consideração que este tipo de experiência transforma a sua maneira de ver e escrever textos.

Vejamos aqui um exemplo de paráfrase:

João era uma pessoa triste até encontrar o amor de sua vida.

Antes de encontrar a razão de seu viver, João era uma pessoa infeliz.

A primeira frase é simples, mas a segunda, além de estar falando a mesma coisa, trás mais impacto ao usar a expressão: razão de seu viver e mais ênfase no uso da palavra infeliz.

Paráfrase ou plágio?

Para parafrasear sobre determinado assunto, é fundamental que se tenha conhecimento do mesmo, pois, como podemos falar de algo que não sabemos? Não saber sobre o assunto é uma situação que leva o educando a plagiar, o estudante então recorre ao que é mais fácil e comum: Copiar um texto na internet e alegar como sendo de sua autoria, este é o tipo de plágio mais comum e é chamado de cópia exata, contudo, não é o único, pode ocorrer o plágio de Ideias; onde as teorias, ideias e/ou pensamentos de um outrem são incorporadas ao texto de outra pessoa sem que lhe seja conferido os devidos créditos, o plágio da palavra por palavra; em que um trecho importante é copiado do texto original com ou sem modificações e o de fonte bibliográfica; Onde se inclui referências de outro autor em seu próprio texto, no entanto, não é indicado de onde aquelas referências foram extraídas, às vezes são incluídas em um texto sem nem mesmo consultá-las.

Como fugir do plágio?

Para realizar uma paráfrase sem plágio, o educando pode utilizar mecanismos que são bastante úteis nesta tarefa. Pode-se mudar a classe gramatical de uma palavra, a forma verbal, trocar um substantivo por um sinônimo, usar conectivos que ofereçam outro ponto de vista, utilizar expressões que são equivalentes dentro de um mesmo contexto, reconstruir termos da oração de forma diferente tal como desarticulando-as, usando comparativos de superioridade e/ou inferioridade. Estes são alguns elementos que podem ajudar a fugir do plágio, porém entender do assunto falado é indispensável.

A elaboração de paráfrases em um trabalho acadêmico pode contribuir com a prática de todos estes elementos citados acima e sendo bem utilizados pode-se evitar que o texto seja considerado plágio. Sendo assim, a paráfrase exige do aluno a habilidade de manipulação da linguagem, caso o aluno não tenha tal habilidade desenvolvida o suficiente, o mesmo pode fazer paráfrases de vários textos até que aperfeiçoe esta faculdade, quanto mais se parafraseia mais experiência se adquire e mais se foge do plágio, porque paráfrase se aprende na prática.