"Gramatica Aplicada!

Afinal que é Gramática Aplicada?
A Gramática Normativa é a gramática das regras. É aquela que vemos na escola! “É errado falar assim, o certo é falar assado.” Ou seja, “para mim fazer” está errado, o correto é “para eu fazer”. A Gramática Normativa é a que estipula o que é “certo” e o que é “errado”. Ela tem seu valor em sala de aula pois podemos ensinar nossos alunos como se comunicarem em situações mais formais da língua, situações nas quais torna-se necessário o uso do código gramatical tido como padrão pelos estudiosos da língua. Este negócio de “certo” e “errado” dá margem para muita discussão; Nas nossas aulas de inglês a Gramática Normativa resume-se, de certa forma, aos tempos verbais (present continuous, present perfect, will, going to, etc), preposições, ordem dos adjetivos, comparativo e superlativo, verbos regulares e irregulares no past simple e toda esta confusão de nomes que muitas vezes os próprios professores de língua inglesa acabam se confundindo!Não tenho vergonha de comentar, não!A Gramática Normativa é extremamente importante para nós, professores! Afinal, é com ela que analisamos as sentenças produzidas por nossos alunos. Vira e mexe, os professores corrigem seus alunos nas atividades de Gramática Normativa, pois é isto o que aprendemos a nossa vida toda. Ou seja, aprender uma língua resume-se a aprender a gramática da língua alvo. Mas isto também já é um outro ponto de discussão!Não vamos encher nossa cuca com tantos assuntos de uma só vez! Bjs.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google/ Internet
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/02/2016
Código do texto: T5539275
Classificação de conteúdo: seguro