Literatura e Oratura

Dependendo do contexto em que encontra-se inserido o termo “literatura”, este pode ser interpretado de várias formas:

• ENQUADRAMENTO NA ÁREA ORAL

No que tange ao enquadramento do termo “literatura” na área oral este é conhecido ou tratado ou ainda chamado de “oratura.” Dizer literatura oral é o mesmo que dizer “Oratura”.

Desde os tempos mais remotos da civilização o Homem tem-se comunicado de várias formas e com o passar do tempo o Homem da antiguidade teve a necessidade de procurar um meio de comunicação um pouco mais adequado ao invés dos sons e alguns outros sinais que usava para faciliar a comunicação, e foi assim que surgiu a “Oralidade” o que os historiadores chamam de “FONTE ORAL”.

Uma vez que o Homem não tinha qualquer conhecimento da “ESCRITA” pois não sabia ler muito menos escrever e para conservar a sua tradição e histórias, este teve que apoiar-se na oratura. A história do Homem diz que o Homem sem saber ler nem escrever mas sim sabendo falar então a única via que tinha para fazer registos das suas histórias, da sua tradição era gravar na sua memória. A transmissão deste conhecimento ora gravado na memória dos homens era feita oralmente e era de geração em geração ou por outra, de pessoa para pessoa.

• ENQUADRAMENTO NA ÁREA ESCRITA

O termo “literatura” na área escrita este é chamado de “LITERATURA OU LITERATURA ESCRITA”.

A literatura escrita poderá ter surgido séculos depois da escrita. A literatura escrita também basseia-se na “ORATURA OU LITERATURA ORAL”. O termo “literatura” deriva da palavra latina “Litteratura” que significava “o saber relativo à arte de escrever, ler, grámatica, instrução e irudição.” Na língua portuguesa o termo “literatura” foi pela primeira vez encontrado num texto datado de 21 de Março de 1510.

A literatura é muito vantajosa quando comparada com a Oratura, a vantagem reside no facto de a Literatura estar na forma escrita, enquanto que a oratura encontra-se gravada na memória dos Homens, este facto de estar gravada também tem suas vantagens por exemplo a oratura uma vez gravada na memória torna difícil a alteração da informação enquanto que na literatura escrita é bem fácil transformar ou alterar algo. Mas também a oratura tem suas desvantagens quando por vezes o contador da história esquece a história sendo obrigado a acrescentar algo que não faça parte da mesma. A literatura tem um autor mas na oratura não há como saber quem é o verdadeiro autor isto devido à sua natureza.

PRÉQUÍMICO
Enviado por PRÉQUÍMICO em 16/08/2015
Reeditado em 06/06/2022
Código do texto: T5347921
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.