__   Expressões Poéticas

                                       ______§§____
A pelo menos dois séculos atrás a poesia era uma forma de conquista, ao contrário dos idos modernos, você nem precisaria ter dinheiro, ser bonito, nem ter trabalho estar bem vestido e muito menos ser de boa família. Bastava falar bem e saber fazer declarações de amor. No convívio social você seria um lorde, ou sábio entre os homens.
Era comum um charlatão bem vestido parecer uma pessoa formada, dotada de palavras atinadas fazer suas colocações e livrar-se até de punições com seu intelectualismo.
Um elogio ou uma descrição de algo ou alguém soava como poesia, ou mesmo maneiras de se expressar.

"Eis me aqui, meu nobre conselheiro
Dando-lhe meus préstimos
Para que me compense com seus balbucios
Apontando-me a direção das minhas longas jornadas."



Uma conquista era um pouco mais sutil, e não era dever da mulher conquistar com palavras.
Os homens que por sua vez tinham que ter este desempenho.
As mulheres trocavam olhares, por muitas vezes bem vestidas até, despertando em si o desejo dos conquistadores. Um exemplo clássico estaria nos grandes salões de bailes ou festas das grandes elites.

A senhorita me daria o prazer de uma dança?

Uma simples frase, porém eficiente. Os chamados “foras” ficariam impossíveis se os convites fossem mais formais. O valor da conquista era creditado com as melhores palavras. Nesta então a poesia obtinha grandes e excelentes resultados, e as rimas tinham extrema importância. Tomamos como exemplo.

"Teus olhos lindos me conquistaram
O teu jeito tão pura, assim como sua beleza
Que os meus brilhando fitaram
Suas vestes cheias de nobreza."


A época eram favoráveis e a poesia uma necessidade muitas vezes anônimas ou não, escritas por cartas. Talvez pela timidez ou alguma forma de despertar curiosidades, declarações ao luar ou em gritos em baixo de uma janela como a serenatas dos apaixonados. Visto no filme “Cyrano de Bergerac” com o ator francês Gérard de Pardieu.
A forma lingüística da poesia nem sempre exige do escritor ou o poeta uma perícia na gramática até porque há uma série de poetas analfabetos, muito comum até entre muitos repentistas que não tiveram a chance de estudar. Isso mostra que poetas nascem poetas, e não é questão de gostar apenas, mas ao esboçar palavras eles já os fazem.
Sem desmerecer que gosta ou pratica esta linda forma de manusear o texto que muitos até por uma razão cultural apurada, proferem os escrevem elaborando muitos obras poéticas ou belos poemas.
A poesia atravessou os tempos, não mais com a mesma essência e nem tanta originalidade, mas respeitada no meio literário. Tantos métodos e modalidades, Sonetos, os orientais Haikais, Trovas, Cordéis, Rondeis, Cirandas, Pensamentos, Prosas e outras denominações poéticas. Mostram que palavras, não são apenas palavras, existe uma simbologia por traz disto que deve ser respeitada e ter merecida atenção. Vale tudo quando se quer conquistar o apreço dos leitores. Grandes poetas são raros e para quem tem o dom da poesia, uma dádiva e para aqueles que amam e gostam de ler, um grande presente.
                                   _______§§______
                                    
Altair Feltz

                         
"Sem parecer desrespeitoso para com cada um que gosta de escrever  e sem tirar o direito de expessão dos mesmos."



 
Altair Feltz
Enviado por Altair Feltz em 09/07/2015
Reeditado em 09/07/2015
Código do texto: T5305116
Classificação de conteúdo: seguro