IMPUTÁVEL PAIXÃO

68- PABXm² IMPUTÁVEL PAIXÃO

Protegido conforme a Lei de Proteção Autoral. 9.610/98

68- PABXm² IMPUTÁVEL PAIXÃO

Caminhar de mãos dadas

Pelas ruas

Com meus lentos calcanhares

Refletindo delírios aos ares

Contemplando abismado

O sorriso da lua

Sem devaneios pensantes

Que misturam

O agora da hora

O depois e o antes

Quando menos se espera

Em lentos passos

Dentro desta nossa esfera

Eu a envolvo, sem pensar

Em meus braços

Procuro roubar um beijo

Que faça nascer em ti

O não extinto desejo

E você não se rejeita

Quando eu vejo

Que o teu abraço me aceita

Eu misturo

O meu gosto ao teu

Em uma mistura completa

Que me faz todo seu

Enquanto em minha cintura

As tuas mãos

Procuram dançar a seresta

Dentro da imputável paixão

Que a boca procura

Para se adentrar numa festa

Que a mente fascina

Em um estado fulminante

Que nos alucina

Como simples amantes

Título= IMPUTÁVEL PAIXÃO

Autor Maklerger Chamas-O Poeta (Manoel B. Gomes)

Escrito em (LOCAL) VILA NOVA JAGUARÉ- São Paulo

Data 10/02/2017

Dedicado à FITA

Registrado na B.N.B.

https://docs.google.com/document/d/19AV_dcEsksUR6gkmOy_SM-n9k-Fcm7CbuMK9LRe58y4/edit?usp=sharing

RESUMO do RESUMO 1

O título do poema é "Imputável Paixão".

O poema descreve um caso de amor entre duas pessoas.

O casal caminha de mãos dadas pelas ruas, e o amor do orador pelo outro se reflete em cada passo seu.

O palestrante descreve o sorriso da outra pessoa como "o sorriso da lua" e compara o amor deles a uma dança.

O poema termina com o orador declarando seu amor pela outra pessoa e dizendo que são "simples amantes".

O poema fala sobre um amor intenso e apaixonado, que não pode ser controlado. Os amantes se entregam à paixão e se deixam levar pelo desejo, sem pensar nas consequências.

Este é um poema de amor, que retrata um relacionamento apaixonado e intenso.

RESUMO Em SÍNTESE

“Imputável” é um adjetivo em português que tem vários significados, dependendo do contexto:

Pode se referir a algo que pode ser alvo de imputação ou acusação.

No campo jurídico, é usado para descrever uma pessoa que pode ser responsabilizada por seus atos criminosos.

Em outras palavras, é alguém que pode ser considerado culpado por suas ações e, portanto, sujeito às consequências legais previstas para tais atos.

Também pode se referir a algo que não pode ser ignorado.

A poesia “Imputável Paixão” do autor Makleger Chamas, escrita em Vila Nova Jaguaré-São Paulo, em 10/02/2017 e dedicada à Fita.

A poesia “IMPUTÁVEL PAIXÃO" é uma expressão lírica de amor e desejo.

O poema descreve um passeio romântico, onde o eu-lírico e seu amado caminham de mãos dadas, contemplando a lua e se perdendo em devaneios.

O poema explora a natureza efêmera do tempo (“O agora da hora / O depois e o antes”) e a surpresa do amor (“Quando menos se espera / Em lentos passos”).

O eu-lírico descreve um momento íntimo de abraço e beijo, que reacende o desejo não extinto no amado.

A paixão é descrita como “imputável”, sugerindo que é irresistível e avassaladora.

O poema termina com uma dança sensual (“As tuas mãos / Procuram dançar a seresta”) e a busca por um beijo apaixonado (“Que a boca procura / Para se adentrar numa festa”).

Em resumo, “Imputável Paixão” é uma celebração do amor romântico, do desejo e da intimidade, expressa através de belas imagens e metáforas.

É uma ode à paixão avassaladora que nos faz perder a noção do tempo e do espaço.

Uma ode é uma forma de poesia lírica que é dividida em estrofes simétricas.

A palavra tem origem no grego "odés", que significa "canto". Na Grécia Antiga, uma ode era um poema sobre algo sublime, composto para ser cantado individualmente ou em coro, e acompanhado por música.

Makleger Chamas
Enviado por Makleger Chamas em 11/02/2017
Reeditado em 02/11/2023
Código do texto: T5908942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.