Pequena eu

Você deve estar se perguntando quem sou eu.

Bem, essa é uma pergunta um tanto difícil de responder. Mas vou tentar ser menos confusa possível ok?

Eu sou você. Um pouco mais velha, não muito, com um pouco mais de coisas na cabeça, mas nada que me torne uma pessoa incrivelmente experiente. Sou apenas, você.

Você, ou no caso eu, nós, enfim, deve estar prestes a entrar no ensino médio. Está prestando aquelas provas finais malucas do ensino fundamental, e torcendo para que no colégio não seja obrigatório o uso de uniforme. Você se sente a mais inferior, a mais feia e mais ridicularizada. Você espera que no ensino médio isso mude, espera que lá as pessoas sejam melhores que você tenha a chance de encontrar o amor assim como nos filmes que você assiste na televisão a cabo. Você acabou de se recuperar da sua primeira desilusão amorosa, que foi quando aquele menino alto e fã de Legião Urbana te deu moral por três meses inteiros e depois apareceu namorando com aquela garota de cabelo preto e óculos quadrados. Embora os óculos e o corte de cabelo não valorizassem muito, ainda assim, você disse a si mesma que ela só havia a escolhido por ser mais bonita que você, e sinceramente, olhando dessa perspectiva, ela era bem mais bonita mesmo.

Mas nesse momento você já se recuperou, pelo menos parcialmente. Já voltou a comer e parou de escutar aquelas canções tristes da Taylor Swift. Está totalmente focada nas provas finais e em conseguir se matricular nessas escolas boas do colegial.

E sabe de uma coisa? Você consegue. Graças a uma pequena prova você entra na melhor escola da região. Seus pais ficam tão orgulhosos que te dão seu primeiro celular, e isso é bom, mas sabe qual a parte ruim? Você ainda precisará usar uniforme! Mas calma, esse até que é bonitinho, a calça bailarina preta vai valorizar esse nosso quadril enorme e você não se sentirá tão gorda quanto se sentia com aquela calça taquetel verde da escola municipal.

No primeiro dia no colegial, você nem vai mais lembrar daquele cara alto, sério, isso vai ficar pra trás como um passe de mágica, embora na época parecesse até o fim do mundo.

A nova escola parece até um mar gigante de gente diferente. Cada um com seu estilo, tentando se sobressair, no começo você vai até achar que todos eles são mais interessantes e descolados que você, mas não vai demorar muito até você perceber que na verdade, todo mundo ali está no mesmo barco, sabe, só tentando não ficar pra trás.

Você vai ficar sozinha na sala de aula na hora do intervalo enquanto todos os outros saem pra socializar e exibir seus estilos aos outros, essa solidão toda vai durar mais ou menos um mês. Mas relaxa, isso não vai acontecer porque você é antissocial ou coisa assim, vai acontecer porque a gente sempre teve essa dificuldade de se enturmar logo de cara, então é sério, relaxa.

Depois desse um mês de fones de ouvido e idas discretas ao bebedouro, algumas meninas que sentam na fileira ao lado da sua vão fazer amizade com você. Tudo vai começar com umas canetas coloridas eu acho, não lembro bem, só sei que logo vocês estarão andando juntas por todos os lados, sério, e isso vai te fazer bem, muito bem.

Quando o segundo ano chegar, você não vai ser mais tão tímida assim, a sala inteira já gosta de você e conversa com você. Por causa da sua extrema delicadeza e bochechas rosadas, todos eles vão te tratar como uma mascote fofinha que precisa de proteção e abraços apertados. Você vai achar estranho no começo, mas vai por mim, é melhor se acostumar logo, afinal vai ser assim em qualquer lugar que você for a partir de agora, e sabe por quê? Porque agora, aquela fachada de menina ridicularizada que usava a franja dividida no meio e capuz, já passou. Agora você está bem diferente, a puberdade até que fez bem, os quinze anos ressaltaram seus olhos castanhos e o crescimento do seu cabelo fará você começar a usá-lo solto, ás vezes com algumas presilhas cor de rosa, mas ainda assim, você se sentirá bem consigo mesma. E pela primeira vez na sua até então recente vida, você se sentirá bonita, e acreditará quando as pessoas te elogiarem. A fama de "princesinha" vai te perseguir, mas não minta pra si mesma tentando parecer descolada, você ama isso, é o que te faz sentir bem consigo mesma. Você até vai tentar parecer mais durona, vai tentar aderir á moda da época que é usar preto e ouvir músicas pesadas. Gostar de rosa seria seu maior pecado na roda com os jovens, mas no fundo, você só queria poder usar sua coroa com brilhantes para todo lugar e voltar a usar as blusas de renda.

Enfim, essa fase passa, você agora está finalmente no último ano do ensino médio e sua cabeça não consegue pensar em mais nada além de vestibular e emprego. Você quer continuar orgulhando seus pais e quer ser uma pessoa bem sucedida. Mas, acostume-se, sempre que as coisas parecerem calmas e boas demais, é porque tem bomba vindo aí. Você bem que queria apenas se focar nos estudos e se formar, mas isso não vai rolar, e sabe por quê? Porque eu e você minha querida, nos apaixonamos fácil demais.

E embora você se sinta uma vencedora por ter passado tanto tempo assim sem gostar de ninguém, sua hora finalmente chegou. Lembra daquele garoto magricelo de óculos que usava all star vermelho? Pois é, esse mesmo, vocês vão se aproximar inocentemente, no começo não vai ser nada demais, mas aí ele vai começar a demonstrar interesse por você, vai começar a te acompanhar até perto de casa já que é caminho pra casa dele. Vocês dividem o mesmo gosto musical e o senso de humor dele é incrível. Tudo vai ficar bem por um tempo, até que uma de suas amigas vai te aconselhar a dizer o que sente pra ele, pra não perder a oportunidade por medo, e você vai confiar nela. Mas calma, não estou dizendo que não deveria confiar, deveria sim, porque ela estava certa, é melhor arriscar e quebrar a cara de vez do que se decepcionar igual da última vez.

No último dia antes das férias de julho vocês dois estarão indo pra casa e você vai contar a ele. Foi igual arrancar um curativo, rápido e talvez um pouco doloroso. Ele escutou cada palavra que você disse e sorriu. Ele disse: " Gosto de você, então por que não tentar?"

Você foi pra casa radiante, muito radiante, e pensou que durante as férias as coisas fossem avançar, que talvez vocês fossem trocar mensagens até tarde, mas não foi bem assim. Ele desapareceu, e você, sem saber o que deveria fazer, com medo de parecer desesperada demais, desapareceu também. Ninguém falou com ninguém por quase eternos trinta dias, e no último dia, quando você estava arrumando suas coisas pra voltar as aulas, você viu uma foto na internet.

Ele estava com outra.

Estava sorrindo, e ela também. Eles tinham ido assistir a um filme no cinema, e na foto ele beijava sua bochecha. Você tentou agir como se não fosse nada demais, como se fosse apenas paranoia sua, mas no dia seguinte, quando você pôs os pés na escola, só se falava do novo casal, e adivinha, não era você com ele. Eram ele e ela. Nesse dia você voltou a se sentir insegura, a garota era a melhor dançarina da etec, tinha um corpo escultural, cabelo impecável e todo mundo gostava dela.

Uma de suas amigas, que era bem próxima a ele, vai perguntar o que aconteceu, e porque ele estava com ela e não com você, e ele vai responder: " Ela desapareceu nas férias, eu não sabia o que fazer. Então decidi não esperar mais."

É. É isso mesmo mocinha. Ele vai te culpar por não procurar ele. Desculpa jogar a verdade assim, mas dessa vez vai doer mais do que da última vez. Muito mais.

Você vai passar o último semestre voltada para os estudos e junto com suas amigas. Vai ignorar ele o máximo que pode, não por orgulho ou maldade, mas sim, porque sabe que se olhar para ele, é possível que caia no choro. E mulher não pode deixar um homem saber que ela chora por ele ( isso é o que você mais vai ouvir, não estou dizendo que concordo, só estou jogando os fatos).

Mas sabe o bom? Você vai se formar! E nunca mais irá vê-lo. Nunquinha. Sua auto estima vai aumentar um pouquinho quando você entrar na faculdade, e daquelas suas amigas do colégio, pelo menos quatro delas vão permanecer do seu lado pra sempre, não vou contar quais, você vai descobrir quando for a hora, apenas peço, que quando descobrir, valorize-as.

Voltando a faculdade, não vai demorar muito até que você se apaixone de novo viu, mas não vai ser por alguém de lá, vai ser por aquele cara roqueiro de um outro grupo de amigos seu. Só que dessa vez, você estará em um mundo diferente, um mundo onde as coisas acontecem e ponto. Não dá pra fugir, não dá pra voltar atrás. E aí garota, quando ele vier te beijar, você vai beijar de volta, e vai ser o momento mais arrebatador que você vai ter. Ele vai te levar pra sair, pra tomar aqueles cafés expressos que você sempre quis tomar, vai ser incrível.

Mas não vai durar... Sinto muito. E se eu te contar o motivo, promete não chorar? É claro que você vai chorar, eu também chorei.

Depois de quase um ano de romance rebelde, ele vai te deixar. Vai dizer que ainda ama a ex namorada, e que ela quer voltar. Vai dizer exatamente com essas palavras: Eu não amo você, e assim que terminarmos essa conversa, eu irei voltar com ela. E por favor, não conte ás suas amigas que terminamos, porque não havia nada entre nós para ser terminado.

Nada.

E quer saber do pior? Ela é bem mais bonita que você, muito mais. E não importa se os caras da faculdade disseram que você é bonita, isso de nada valerá.

Você vai sofrer com isso por um bom tempo... Vai ser um fantasma que irá te assombrar por longos dois anos, e suas amigas, aquelas que eu disse pra valorizar, cuidarão de você a cada instante.

Nesses dois anos, vai acontecer de novo e de novo. Você vai se apaixonar, muitas vezes, mas sempre vai ser o step, a sobra, a segunda opção, etc. Mas não é porque você é todas essas coisas, a culpa não é sua, a culpa não é nossa. Isso simplesmente acontece, precisa acontecer com alguém. Para que os belos casais se formem, alguém precisa ficar de fora, e se o destino escolheu você para ser essa pessoa de fora, então tudo bem, significa que você aguenta a barra que talvez todas aquelas garotas bonitas não aguentariam.

Hoje, com vinte anos, não estamos muito diferentes, mas ao mesmo tempo não estamos iguais. Todas essas dores nos ensinaram algo diferente, nos deixaram mais forte, mais corajosas e nos fez entender que toda dor vem por um motivo. Por isso, eu peço, não tente mudar esse rumo, nunca. O garoto que gostava de ouvir Legião Urbana, te ensinou a falar o que sente, porque as pessoas não têm bola de cristal para adivinhar seus sentimentos. O nerd de all star vermelho, te ensinou que mesmo falando o que sente, as atitudes são essenciais, ninguém vive só de palavras. O roqueiro, o pior, te ensinou a sobreviver. Te ensinou que você tem que você consegue se manter de pé no barco, mesmo quando ele estiver afundando. E todos os outros que foram embora, só te deram mais boas histórias para contar.

Se nunca houvesse alguma decepção, talvez você mão teria se reaproximado de sua família. Não teria encontrado conforto em suas amigas. E você terá várias amigas! Vários amigos.

Hoje, eu, você, nós. Ainda amo rosa, ainda sou chamada de princesa. Troquei de curso na faculdade, adicionei mais uma nova melhor amiga ao grupo de melhores amigas, e vou te dar uma dica: Ela tem cabelo laranja.

Hoje eu não tento ser o que não sou, e quando me sinto decepcionada, eu ainda choro, pouco me importo se alguém está vendo. Me importaria mesmo se eu não chorasse.

E por fim, o último spoiler da vida que eu te dou, é que estou nesse exato momento apaixonada. É... A gente nunca aprende. Mas quem sabe dessa vez não dá certo? Embora ele já tenha vindo desabafar comigo, dizendo que ainda tem sentimentos por uma outra garota do passado, e isso acionou um alarme de emergência no seu coração dizendo: Sai dessa agora mesmo!

Mas sabe o melhor dessa vez? É que ele já sabe que você gosta dele, suas atitudes são impecáveis, e se ele fugir também, você vai sobreviver. Você é forte garota. Está apaixonada por ele, mas não dependente dele, está simplesmente vivendo plenamente como deveria ser desde o começo. Não se contente com as migalhas, viva e deixe as coisas acontecerem normalmente. Se ele nos trocar por outra, a gente segue em frente e se apaixona de novo porque é isso que sabemos fazer de melhor. Ele é um ótimo amigo, e se algo der errado, acho que as coisas não vão ficar estranhas. Não pense que isso é ser trouxa ou lerda,porque não é. É só que, aprendemos que é desnecessário sofrer por antecipação com coisas que nem aconteceram, se sabemos que quando o pior vem, nosso coração é forte, ele fica bem.

Vou dar só uma dica, e aí quando ele aparecer, você vai estar pronta.

Todos os dias de manhã, ele manda uma mensagem:

"Bom dia moça"

Aguenta firme aí;

Shirleyne Moreira Niza
Enviado por Shirleyne Moreira Niza em 27/08/2017
Código do texto: T6096792
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.