A pingança do badejo

Primeiro, façamos a distinção: consoante o Portal do Pescado, badejo e abadejo espécies diferentes são. Eu achava que fosse mera variação gráfica, mas o Portal referido deu-me convicção e prova de que há diferenças, até na localização geográfica onde esses cardumes se concentram.

O badejo, no litoral capixaba-baiano e o abadejo, bem mais ao sul, nas costas do Uruguai e Argentina. E quanto ao preço também, diferença tem. E o nosso, em torno de 60 reais o quilo, sai quase pelo dobro de seu primo mais meridional, é claro. E caro. Mas, no Portal, o chef responsável, assevera que o nosso tem carne mais tenra, e sabe melhor aos mais delicados e exigentes palatos.

Así, bien lejos de la Pampa, na mediterraniedade de BH, foi comer o badejo nosso. Mesmo sem muita fome, mas passando à porta do restaurante do Minas Tênis Clube, em torno das oito da noite, a atração bateu forte. E, quando servido, numa guarnição que se compunha de purê de batatas e arroz ao brocólis, mais um molhinho de camarão com alcaparras, eu ainda tentei arrazoar com o badejo ainda na bandeja que eu não lhe quisera mal fora a fome que me traíra.

Não obtive resposta. Imediata, ao menos. Mas ela veio, e justo na forma de um pellet empapado que escapara de minha primeira garfada. E que antes de atingir-me o colo, deu uma lambida em minha gravata, uma Michaelis, de faixas diagonais, que intercala tonalidades cinza, beige e marrom. E lá deixou sua marca, quase circular e impossível de se ignorar, mesmo se abotoo o paletó para despistar.

Embora contrafeito com o incidente, dei cabo ao jantar que estava quase excelente. Menos na marca que vai me acompanhar a alguma lavanderia que me garanta a sua remoção. E menos também na conta, um tanto salgada e, em seguida, agravada: o Cruzeiro, rival figadal de meu Galo Mineiro - ironicamente chamado de o vingador - deu uma lição de bravura no Grêmio gaúcho e o mandou de volta à terra do abadejo, classificando-se para disputar as finais da Copa Brasil com o Flamengo. Vai perder, e essa mancha de sua gloriosa trajetória não haverá como remover.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 24/08/2017
Reeditado em 24/08/2017
Código do texto: T6093240
Classificação de conteúdo: seguro