A coragem no ambiente virtual é diferente da real.

“Hoje em dia, acostumou-se a comentar tudo o que se passa no dia a dia no ambiente virtual, principalmente nas redes sociais. O facebook não aguenta mais tanta exposição da vida pessoal e quiçá da alheia.

São tantas alusões e exposições desnecessárias que não se precisa mais investigar com tanto afinco, as redes sociais da própria pessoa produzem provas contra ela, já que ela posta quase tudo que ocorre na sua vida, não há nada a esconder; mas não precisaria divulgar toda a vida para o mundo.

Esquecem-se que, no ambiente virtual, uma vez colocada a informação ou mesmo a foto, o vídeo, todos têm acesso ao conteúdo, a Internet é de todos que dela se utilizem, assim é bom ter o máximo de cautela.

Ademais, há também a questão de haver reproduções por parte de qualquer pessoa que use a Internet, e tenha acesso, por exemplo, ao seu facebook, salve em seu computador um vídeo de outrem, mesmo sem tê-lo como amigo e divulgue, não como realmente aconteceu, mas da maneira mais conveniente para este; o que pode ser passível de apreciação judicial.

Mas, enfim, é bom atentar para o fato de que, o ambiente virtual não é “terra sem lei”, e enquanto ambiente em que todos, de qualquer lugar do mundo, podem se conectar, todos também podem se utilizar, se apropriar dos dados pessoais e disponíveis na Net, sobre a vida de outrem e fazer uso dele da forma que achar melhor, cometendo crimes contra a honra, por exemplo, calúnia, injúria e difamação, dentre outros na esfera penal ou mesmo civil.

Portanto, tenha coragem de publicar o que for pertinente, seguro, fidedigno, mas permaneça com esta coragem para se responsabilizar pelo conteúdo publicado; caso precise se colocar diante de uma autoridade policial ou judicial.

Evite expor-se ou expor a quem for. O ambiente virtual é mais complexo do que se imagina, mas é igualmente passível de responsabilização judicial da mesma forma que a vida real.

Não se aproveite deste ambiente para denegrir a imagem, a vida de outrem, reflita sobre os seus atos e mantenha o controle. Lembre-se: todos são monitorados e se responsabilizam pelas suas condutas no ambiente virtual, não existe desconhecimento acerca deste ou daquele fato, publicou?deve se responsabilizar e responder por eles, caso seja comunicado.

Fica a dica virtual. Pense nisso. Até mais”.

DACDJ
Enviado por DACDJ em 10/06/2017
Código do texto: T6023564
Classificação de conteúdo: seguro