O abridor de latas

[Aventura!]

Jake e seu amigo Finn retornam para casa após combater monstros no Reino de Fogo, e resolvem cortar caminho pelo Reino Gelado. Nas montanhas, escapam por pouco de uma avalanche, provocada por um terremoto. O terremoto abre uma fenda no gelo, e eles veem lá embaixo que há uma construção muito antiga, soterrada.

- Parece que foi construída muito antes da Guerra dos Cogumelos! - Opina Jake.

- Então vamos dar uma olhada! - Grita Finn, entusiasmado.

- Isso pode ser perigoso... melhor seguirmos nosso caminho. Vai que o Rei Gelado aparece...

- E desde quando nós temos medo do Rei Gelado? - Protesta Finn.

Jake se dá por vencido. Descem cautelosamente pela fenda até o prédio desabado, um grande cubo, construído com tijolos vermelhos. Entram por um buraco numa parede e encontram o lugar repleto de caixas de papelão, escritas numa linguagem desconhecida. Algumas caixas caíram pelo piso e seu conteúdo se esparramou: latas brilhantes, de alumínio.

- O que será que têm nessas latas? - Questiona-se Finn.

- Os humanos costumavam guardar comida em latas - comenta Jake. - Mas não temos como saber sem abrir.

- E como vamos abrir?

- Para isso seria necessário um abridor de latas... e nós não temos nenhum.

- Pois vamos levar algumas para casa. Talvez tenhamos um abridor no meio da tranqueira!

Eles colocam várias latas num saco e saem do prédio. Quando estão se afastando da fenda, o chão treme de novo. A fenda se fecha e cobre novamente o prédio.

- Eu não disse que era perigoso? - Diz Jake.

* * *

Jake e Finn chegam à Casa Na Árvore, onde moram. Reviram todos os móveis, baús e gavetas, e nada de encontrar um abridor. Finn então tem uma ideia.

- Já sei! Vamos levar as latas para a Princesa Jujuba! Ela deve saber o que fazer!

- Boa ideia!

Seguem então para o Reino Doce, onde são recebidos pela princesa. Ela examina as latas e diz, por fim:

- Onde é que já vi essas coisas antes? Preciso consultar minhas anotações!

No laboratório do palácio, vestida com seu jaleco branco, Jujuba vasculha suas anotações sobre uma bancada, onde também estão as latas recolhidas por Jake e Finn.

- Ah, eu sabia! Aqui está! - Exclama ela por fim.

Mostra uma página onde está colado um fragmento amarelado de jornal. Nele, há uma foto de uma lata muito semelhante àquelas encontradas no depósito sob o gelo.

- E o que é? - Indaga Finn.

- Yoyombel! É biomassa sintética. Os humanos estavam pesquisando isso pouco antes da Guerra dos Cogumelos.

- Então não é de comer - decepciona-se Jake. - Perdi o interesse em achar um abridor...

- Ainda bem que não abriram - pondera Jujuba. - Depois de quase 1000 anos enterrado, o conteúdo pode ser tóxico.

- Valeu, Princesa Jujuba - diz Finn, pegando Jake pelo braço. - Vamos nessa!

Jujuba fica sozinha no laboratório. Olha pensativamente para as latas, e diz:

- Mas pelo bem da ciência, acho que devo abrir vocês, latinhas.

De uma gaveta da bancada, ela puxa um grande abridor de latas, com cabo. Pega uma das latas e faz um furo para começar a abri-la. Uma gosma azulada sai pelo furo e ouve-se um grito de dor. Assustada, a princesa solta o abridor.

- Está viva! - Exclama.

* * *

- Viemos o mais rápido que pudemos, princesa - diz Finn, assim que entram no salão de recepções do castelo.

- O que houve? - Pergunta Jake.

- Aquelas latas que vocês trouxeram do Reino Gelado - diz a Princesa Jujuba com expressão triste. - Eu gostaria que as levassem de volta ao local onde as acharam.

Jake e Finn se entreolham.

- Mas princesa... talvez não seja tão fácil assim. O lugar está coberto de gelo - diz Jake.

- Bem... teremos que dar um destino à elas. Nessas centenas de anos em que ficaram soterradas, o yoyombel interagiu com o metal das latas, e ocorre que agora elas estão vivas. Só percebi isso quando fui abri-las para estudo...

- Mas você disse que não era para abrir porque o conteúdo podia ser perigoso! - Protesta Finn.

- Bem, eu sou uma cientista e tomei todos os cuidados possíveis - retruca ela. - Mas o fato é que não consegui ir adiante. Não me pareceu... certo.

Jake e Finn retornam para a Casa Na Árvore carregando as latas.

- O que vamos fazer com elas? - Questiona Jake.

- Vamos guardá-las... até um dia em que passarmos pelo Reino Gelado - reflete Finn.

As latas são colocadas num baú, junto com vários trastes, como rolos de arame e parafusos. Finn fecha o baú e pendura a chave num cordão, na parede.

- Vamos dormir - diz Jake. - Hoje foi um dia cansativo!

Ambos saem da sala e a luz é apagada.

Quando a sala fica deserta, ouve-se um barulho metálico dentro do baú. Depois, tudo volta ao silêncio.

- [24-05-2017]