ENTENDA OS PROBLEMAS ATUAIS DA SÍRIA

Às vezes nós tomamos partido por uma causa, movidos pela emoção e pela mídia. No entanto historiadores têm o dom de nos colocar em terra firme e usar a razão na interpretação dos fatos. O momento tormentoso por que passa a Síria e as consequências desse poder repartido entre tantas potências, fazem com que pensemos muito sobre a fragilidade da paz. Basta uma fagulha para começar mais uma carnificina. Muitas potências mundiais já mandaram na Síria: França, Grã-Bretanha, EUA, Impérios romanos, otomanos,... . Hoje, em 2017, China, Rússia e Irã a defendem. Mas, a Síria só tem 50 anos de democracia e divide poderes numa região onde a religião exerce enorme poder político e de comportamento. 70% da população é islâmica e os restantes 30% são divididos entre outras religiões; inclusive a cristã. O governo de Bashar Al Assad representa uma minoria religiosa de apenas 10% da população e quer dominar a todos com o uso da força. A história mostra que a Síria fica à meio-caminho entre a região de maior índice de produção de petróleo do mundo e o ocidente. Para fazer chegar o petróleo ao ocidente, o maior cliente, os produtores de petróleo têm que contornar muitos países, tornando o frete muito caro e o caminho muito longo. A Síria poderia ser o "portal de entrada do petróleo árabe no ocidente", mas não quer esse papel. Só resta torcer para que nenhuma ação mais incisiva entre Rússia, China, Irã e EUA cheguem a um confronto. Não bastasse os seis milhões de pessoas que já fugiram da Síria e estão "estocados" em algum armazém humano pelo mundo europeu; ainda temos que dormir com uma cimitarra na cabeça.

- PAZ!!!!!

.....

REFERÊNCIAS:

Jornais Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Revista Veja, Wikipédia e observações do autor.

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 13/04/2017
Código do texto: T5969583
Classificação de conteúdo: seguro