"Testemunho ACASIANO Antigerundista"

Muito criticado pelos portugueses e pelos puristas da língua portuguesa, o uso exagerado de gerúndios pelos brasileiros, ou seu uso de maneira incorreta, suscita uma grande indignação por quem pretende transmitir cultura através da literatura; principalmente! Parece óbvio que pessoas que costumam usar dessas expressões, abaixo mencionadas, têm dificuldade de entender um texto escrito em Português Culto.

-Lembrem-se da seguinte regra gramatical: o gerúndio NUNCA vem depois de um verbo no infinitivo!

Até há bem pouco tempo, eu tinha vínculo com um escritório de Contabilidade. Ficava nervoso cada vez que algumas das atendentes atendiam um chamado meu ao telefone: quando dizia o que pretendia, elas invariavelmente respondiam: Vou "estar passando" o recado à nossa diretora! Certamente o leitor há de pensar que eu não aguentava isso e dizia incontinenti: não precisa "estar passando" meu recado; basta passar o recado! Soube depois de algum tempo que elas reclamavam que não entendiam minhas ligações, pois eu "desmentia o recado" que eu próprio havia dado a elas! Constatei então que a situação é muito pior que pensava. Este artigo foi feito para que você, leitor, possa “estar recortando” (recortar), até mesmo “estar imprimindo" (imprimir) e “estar fazendo" (fazer) diversas cópias, para “estar deixando” (deixar) sobre a mesa de alguém que não consiga “estar falando” (falar) sem “estar espalhando”(espalhar) essa praga terrível que parece “estar disseminando-se" (disseminar-se) na comunicação moderna: o gerundismo! Mas, muito mais do que “estar repreendendo” (repreender) ou “estar criticando" “(criticar), o objetivo deste movimento é “estar fazendo"(fazer) com que “esteja caindo" (caia) a ficha nas pessoas que costumam “estar falando” (falar) desse jeito sem “estar percebendo” (perceber). Nós temos que “estar nos unindo” (unir) para “estar mostrando" (mostrar) a nossos interlocutores que sim, pode “estar existindo" (existir), uma maneira de “estar aprendendo” (aprender) a “estar parando” (parar) de “estar falando” (falar) desse jeito! Você pode também “estar passando” (passar) por e-mail, “estar mandando” (mandar) pelo WhatsApp ou “estar enviando" (enviar) pela Internet ou correio. O mais importante é “estar garantindo" (garantir) que a pessoa em questão “vá estar recebendo” (receba) esta mensagem, de modo que ela “possa estar lendo” (ler) e, quem sabe, consiga até mesmo “estar entendendo" (entender) a maneira como tudo o que ela costuma “estar falando” (falar). Este recado “deve estar soando” (soar) aos ouvidos de quem precisa “estar ouvindo” (ouvir), para que aprendam como "estar falando" (falar) corretamente. O leitor deve "sentir participando" (participar) de um esforço para "estar contribuindo" (contribuir) com a revolução das palavras ditas em nosso idioma.Sinta-se livre para “estar fazendo” (fazer) tantos atentados à Língua Portuguesa, pois você ainda vai "estar crendo" (crer) que você fala Português. Você pode crer "estar fazendo" (fazer) tantas cópias quantas você vá “estar precisando” (precisar), necessárias para “estar atingindo “(atingir) o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia de transmissão oral. Está errado você expressar dessa forma "a nível de" pessoa adulta e "enquanto" brasileiro, pois isso não existe na nossa língua. Até porque, caso contrário, todos nós “vamos estar sendo” (seremos) obrigados a estar “emigrando” (emigrar) para algum lugar onde não vão estar “nos obrigando” (nos obriguem) a “estar ouvindo” (ouvir) frases assim o dia inteirinho.

Aos professores, desde o primeiro até o terceiro grau, faço um apelo: não deixem que seus alunos, colegas e filhos cometam tais afrontas à língua portuguesa, deem uma mãozinha e repassem para eles, uma vez que os pais não o fazem, as regras gramaticais que não respeitam por pura ignorância, para que repassem (e não que estejam repassando) aos colegas e pais de colegas na mesma situação. É muito chato os brasileiros serem tachados de incultos, ignorantes ou mesmo burros, depois de termos acumulado tantos conhecimentos através dos tempos. Um país que produziu um Machado de Assis, Coelho Neto, Guimarães Rosa e outros grandes escritores, não merece ser vilipendiado. Melhor fazer as coisas da maneira correta, em nível de pessoas bem formadas; como brasileiros que somos!

E, se alguém lhe disser "obrigado",não responda "obrigado eu"; diga simplesmente : "sou eu que agradeço"!

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 01/04/2017
Reeditado em 13/04/2017
Código do texto: T5958145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.