O amor perfeito de DEUS e nosso imperfeito amor.

O relacionamento humano é idealizado como harmonioso, mas sua natureza de imperfeição nos leva a induzir que é complexo e conflitante. Conceber isso é saudável e real, o otimismo e a fé nos ajudam a entender a si e ao outro sem véus à medida que admitimos que o pedado e o mal obscurecem o sentido o verdadeiro sentido do amor. Cabe-nos purificar nossas relações amorosas com a intercessão de Deus como um poder maior. Somos impotentes e frágeis diante das amarras psíquicas e emocionais, econômicas e sociais. Esse volume de coisas turbilhanizam a objetividade e a subjetividade do amor.

Santo Agostinho nos convida a entender as esferas terrena e celeste do amor: eros e ágape. O amor verdadeiro não mata, não descuida, não se encharca no ego e nem se fecha em si, é amor ao outro e no qual eu me encontro até encontrar o Totalmente outro. Buscamos às apalpadelas o AMOR e nunca é tarde para reconhecê-lo quando a SABEDORIA vem ao nosso coração pois somos peregrinos do ABSOLUTO. Amar não é absurdo como muitos sentem e pensam. Amor exige paciência e renúncia de si, perdão e oração. Aceitar o outro como é, não exigir dele o que não se pode dar, doar. Amar o outro até na dor e na doença. Amar até o extremo como Jesus fez por nós com todo seu ser, doando-se perfeitamente em sangue e água totalmente por amor na cruz, um ato salvífico e universal, personalíssimo e até desconsertante: porque é escândalos para os judeus que não acreditam que o Messias podia ser tão humilhado e é a cruz para os pagãos um ato de loucura porque os heróis e mitos e deuses não aceitam sacrifícios a troco de nada e querem o poder e vencer Zeus e ficar no panteão dos deus e virar estrelas ou constelações.

Deus é pastor e vai ao encontro das ovelhas todas, em especial das mais tenras e doentes, desviadas e ameaçadas pelos lobos e ladrões e pastores inescrupulosos.

Santo Agostinho, entendendo o sentido teológico e bíblico do Amor-Ágape, afirma: “Ama e faça tudo que queres (de bom e de bem). Quem ama não pode desejar ao outro senão o bem e os frutos e as graças do amor.

Leia João 13 e cap. 14.

___________________

REFLEXÃO DIÁRIA: 04 DE NOVEMBRO DE 2016

Ao procurar estar do lado de outra pessoa, as perguntas que o amor faz são: O que você precisa? O que posso fazer por você? O amor diz: Se você precisar que eu seja duro, serei duro. O amor não é sempre terno e doce. Se você puder ser ajudado por um confronto duro a aceitar suas responsabilidades, conte comigo. Mas, por favor, saiba que seu eu for duro e implacável é porque amo você. Não posso permitir que você me convença a deixar de ser duro, porque deixaria de ser amoroso. Por favor, acredite em mim: quero realmente fazer, ser e dizer tudo quanto acho que possa ser para o ser o seu bem. Às vezes, vamos estar com a cabeça cheia de coisas e vamos querer conversar. Vou procurar estar presente e ouvir. Em outros momentos, você vai querer ficar a sós. Procurarei entender e reconhecer sua necessidade e deixarei você com o passar dos dias. Procurarei respeitar essa necessidade, procurarei reconhecer a variação de suas necessidades.

Esse é, a meu ver, o dom do amor: fazer, ser e dizer o que você precisa e, ao mesmo tempo, afirmar sua pessoa. Preciso comunicar-lhe uma sensação marcante de seu próprio valor. Sei que a auto-imagem, a percepção do valor pessoal, é a fonte essencial de todo comportamento humano, de todos os estados de espírito. A sensação de ter valor é também a fonte essencial da saúde emocional e mental. Sei que, se você acreditar realmente em seu próprio valor, tudo o mais parecerá harmonizar-se em sua vida. Portanto, seja o que for que amar exija de mim, procurarei deixá-lo com a sensação de que você é uma pessoa de valor, única e irrepetível.

Se eu fracassar, se não conseguir reconhecer e responder a suas necessidades, perdoe-me, por favor. Sou muitas vezes fraco e míope. Minhas dores e sofrimentos pessoais obscuressem muitas vezes minha visão de suas necessidades. Mas tenha fé em mim. Minha intenção mais profunda e mais sincera é amar você.

Texto de My Vision And My Values (Minha visão meus valores)

J B Pereira e http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-04-de-novembro-de-2016/comment-page-1/#comment-6396
Enviado por J B Pereira em 06/11/2016
Código do texto: T5814990
Classificação de conteúdo: seguro