VIII. Primeira e Última Excursão Juntas

VIII. Primeira e Última Excursão Juntas

No dia quatorze de outubro teve uma excursão para o Zoológico. Foram somente duas alunas do terceiro ensino médio e algumas do segundo e do primeiro.

A Merari e a Michelle foram.

A Merari contou à sua amiga Michelle que havia acordado às três da manhã, pois havia ficado muito ansiosa para ir ao passeio.

Ao chegar à escola, Merari encontrou os professores organizando as filas. Logo encontrou a professora Mônica e a cumprimentou.

Merari estava muito feliz, pois esta seria a última viagem que faria com a escola juntamente com sua amiga e com a professora que ela mais admirava.

Logo que as filas foram organizadas os alunos posicionaram-se para entrar no ônibus.

Merari e Michelle sentaram-se no terceiro banco ao lado direito.

Como havia poucos alunos do colegial, os alunos do nono ano foram no mesmo ônibus.

Merari ficou muito feliz quando a professora Mônica disse que iria sentar ali na frente. Ela se sentou à frente delas.

A viagem foi muito gostosa. Merari, Michelle e professora Mônica foram conversando de Atibaia a São Paulo.

Ao chegar ao zôo, os alunos tiveram que esperar um bom tempo para que pudessem entrar. Assim que foi liberado, os alunos e professores começaram a andar e a visitar os animais.

Andaram bastante. Com o tempo, os alunos começaram a se dispersar. A única que conseguiu manter os alunos juntos foi a professora Mônica. Mas logo os alunos resolveram andarem sozinhos; pois nos outros grupos, os alunos estavam andando separados de seus professores.

Então, acabou ficando a professora Mônica, sua filha, uma amiga da filha dela, Merari e Michelle.

Depois de andarem bastante resolveram parar para comer.

Na volta, cada um voltou no seu lugar. A professora Mônica resolveu sentar-se ao lado das meninas.

Elas novamente vieram conversando de São Paulo até Atibaia.

Merari teve a oportunidade de se abrir e falar um pouco da sua vida pessoal. Ela conversava com a professora na escola, mas nessa viagem ela teve a oportunidade de conversar muitas coisas e compartilhar grandes momentos.

No caminho a professora perguntou se as meninas iriam à aula amanhã.

Merari respondeu que achava que não sabia. Michelle disse o mesmo. Elas falaram que quinta e sexta elas iriam.

A professora olhou para a Merari e disse:

-Falta amanhã! Você nunca falta!

Merari olhou para ela e disse:

- Ta bom. A senhora me libera amanhã?

E a professora disse que sim e disse para ela aproveitar e descansar.

Ao chegar ao Colégio, Merari despediu da professora e foi embora.

No dia seguinte, quarta-feira, realmente Merari não foi à escola. E como não foi e era dia dos professores resolveu mandar uma mensagem para sua professora assim que acordou. Eram dez e trinta e cinco quando correu, pegou o celular e escreveu:

“Neste dia especial, tomado por pensamentos, idéias novas para o enriquecimento do saber, quero através desta msg desejar a vc q exerce essa brilhante profissão, vc q tornou-se uma fonte inesgotável c poder d espalhar conhecimentos a tds q a cerca, mta saúde, alegria, conquista e realizações... Parabéns pela passagem do seu dia! Que Deus a abençoe e dê mil felicidades. Vc merece! Te Adoro! Bjus, Merari.”

No dia seguinte, quando a professora Mônica chegou à sala, ela entrou, cumprimentou os alunos, foi até a mesa da Merari, a abraçou e a agradeceu. Ela falou: “Eu recebi sua mensagem viu. Você foi a única que lembrou!”

Vocês mal podem imaginar a felicidade da Merari quando a professora disse isso.

Os dias foram passando...

No dia vinte e dois de novembro a aluna Merari mandou uma mensagem para a professora Mônica. Eram dez pra seis quando mandou. Ela escreveu estas palavras:

“Por mais que seja difícil a vida, ñ deixe d lutar pq só fracassam aqueles q ñ lutam p aquilo q desejam. Bjus, Merari”.

Na segunda-feira, a professora entrou e disse: “Eu recebi sua mensagem. Estava precisando mesmo de umas palavras daquelas.”.

Num certo dia, Merari pediu para a professora para eles terem recreação. A professora concordou e o terceiro ano foi para a quadra, onde jogaram futebol e vôlei.

Todos estavam entusiasmados jogando. Michelle, a amiga de Merari a chamou para jogar, mas ela preferiu ficar ali sentada conversando com sua professora.

Num outro dia, o terceiro ano novamente saiu para a recreação. Mas nesse dia estava havendo Educação Física ao lado e então os alunos estavam usando apenas o campo de futebol.

Merari estava comentando com suas amigas que sua irmã parecia ela quando tinha sua idade. A forma de correr e gritar durante o jogo.

Merari estava tão entusiasmada que comentou a mesma coisa umas duas vezes. Uma de suas amigas virou para ela e falou:

- Ai Merari, deixa sua irmã!

Merari ficou calada com a reação da amiga. Então a professora Mônica que estava sentada logo abaixo delas falou:

- Que isso Ana! Ta agredindo a Merari! Ah, e não vem falar nada dela não!

A professora respondeu por Merari. Merari havia preferido não falar nada, mas a professora se condoeu por ela e a defendeu.

Era sempre assim. Sempre que podia a professora a defendia.

Às vezes na sala, os meninos conversavam e a professora chamava a atenção deles e eles falavam que era a Merari que estava falando.

Num desses dias, a professora chamou o coordenador e contou a história a ele e ela falou:

- Ainda falam que é a Merari que está falando! Ela não abre a boca!

Era desse jeito! Era incrível.

A professora escutava muito bem. Você podia estar falando bem baixinho que ela escutava tudo. Além disso, ela prestava bem atenção no que você estava fazendo durante as aulas.

Certo dia, alguns alunos estavam programando um amigo secreto e alguns alunos que estavam participando haviam faltado. Então eles pediram para que Merari e Michelle tirassem o nome dos candidatos.

Merari e Michelle estavam lá. E toda hora era tirado novamente.

O motivo?

O Bruno e a Bruna queriam tirar um ao outro e enquanto eles não se tirassem iam ficar embaralhando os papéis.

Depois a professora Mônica chegou com jeitinho perto de Merari e Michelle e perguntou:

- Vocês vão participar do amigo secreto?

Elas disseram que não e justificaram o motivo de participarem.

- Ah bom!Vi vocês tirando os papéis e pensei, será que elas vão participar?

(Merari Tavares, 2009, Minha Querida Professora)

Merari Tavares
Enviado por Merari Tavares em 11/12/2010
Reeditado em 15/12/2010
Código do texto: T2665538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.