A CIDADE DO DESENHO

Era uma vez, uma folha branca chamada Tatiana e que vivia na cidade do desenho. Ultimamente ela andava muito triste. Certo dia, enquanto chorava as suas mágoas, deparou-se com uma linha solta e alegre. - Por que choras? – Perguntou-lhe a linha. - Eu sou a linha Marisa. E tu quem és?

- Tatiana! Chamo-me Tatiana! – Disse a folha branca. - Sou um vazio e ninguém se preocupa comigo! Pobre de mim! Já nem sei o que fazer!

- Agora basta de choro! Aproxima-te que vou segredar-te algo muito interessante. - Disse Marisa. - Tu tens uma importância relevante para a cidade do desenho. Comigo e os meus amigos encantamos as crianças.

- Quem são os seus amigos? – Questionou Tatiana.

- Ponto, Forma, tamanho, cor, textura, valor. – Citou a linha. – Todos juntos num espaço, podemos fazer maravilhas! Somos os elementos do desenho! Somos uma família! E sabes quem é o espaço?

- Quem é? - Perguntou, ansiosa, a folha Tatiana.

- És tu! - Disse a linha Marisa.

A folha Tatiana abriu a boca de espanto e começou a perceber que afinal não estava sozinha, naquele universo maravilhoso de manifestação da arte na qual se retratavam imagens e criações da imaginação e que se chamava Desenho.

E no dia consagrado à exaltação do desenho, os elementos do desenho concertaram encontrar-se no atelier da cidade do desenho, para que pudessem então, numa junção, gerar uma composição (desenho) -mistura dos elementos, distribuídos organizadamente e com harmonia.

E assim aconteceu:

I. O ponto como elemento primário movimentou-se sobre a folha.

II. A linha Marisa configurou-se pelas margens da folha branca originando uma esquadria.

III. A folha Tatiana deixou de ser vazia e transformou-se num espaço positivo, preenchido por uma mistura de formas coloridas e de tamanhos díspares.

IV. As cores, preta e branca, ocuparam-se das mudanças de valor, doseando assim, as tonalidades das restantes cores.

V. Quem também não quis ficar de fora foi a textura que entrou em acção dando um retoque macio às formas que se expressavam de maneira figurativa e abstracta.

E no epílogo da actividade, a folha Tatiana impressionou-se: - Uma família unida e organizada, jamais estará separada da felicidade! - Desabafou.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 22/07/2017
Código do texto: T6061422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.