NA RUA DA GEOMETRIA

Era uma vez,

Uma menina curvilínea

E fechada.

Redondinha

Como uma bolinha,

A menina vivia

Na rua da geometria

E chamava-se Circunferência.

Certo dia,

A Circunferência

Convidou alguns amigos

Para que fossem brincar

No parque infantil,

Traço Geométrico.

Entre eles,

Estavam a Corda, o Diâmetro e o Raio.

A Circunferência tinha tanta estima pelos três.

Dizia ela: - Vocês são elementos da minha existência! Alicerces do meu «EU»!

Corda, Diâmetro e Raio,

Não conseguiam digerir o discurso da Circunferência.

Porém, naquele dia a caminho do parque, acharam ser oportuno arrancar da Circunferência, um esclarecimento convincente:

- Que história é essa de sermos elementos da sua existência? - Questionaram.

A Circunferência elucidou-os: - Tu, Corda, és um segmento que une dois pontos meus! O Diâmetro, que também é uma corda, une dois dos meus pontos passando pela minha origem, o centro, e me divide em duas partes iguais! E tu, Raio? És um segmento que partindo da minha origem, o centro, vais te unir a um dos meus pontos!

Finalmente, os três convenceram-se

E em uníssono disseram: - Vendo bem, a tua ideia tem lógica!

- Agora é importante que saibam o seguinte: - O Diâmetro é duas vezes a dimensão do Raio que por sua vez é metade do Diâmetro. – Disse a Circunferência.

- Oh, Somos famílias! – Exclamaram, Corda, Diâmetro e Raio.

- E como somos! – Concluiu a Circunferência. - O nosso «EU» é o somatório de vários «EUS»!

António MBridge
Enviado por António MBridge em 20/07/2017
Código do texto: T6059814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.