A formiga e o pássaro

Certa vez, uma formiga passeava tranquilamente pela grama do jardim, quando de repente surgiu um pássaro que aparentava estar faminto, e ao avistar a frágil e indefesa formiguinha, não pensou duas vezes e então planou em direção à ela.

A formiga assustada começou a correr desesperadamente, para tentar salvar-se da morte próxima, quando em um estalo parou e esperou pelo pássaro afim de ter com ele um acordo.

O pássaro pousou e estando os dois frente a frente, a formiga rapidamente falou:

- Você está com muita fome não é mesmo senhor pássaro?

- Sim, estou e você será o aperitivo!

- Eu? Mas há tantos outros alimentos dos quais o senhor poderá saciar-se e justo a mim quer devorar?

E o pássaro retrucou:

- Não entenda mal, mas até este momento você é a única coisa que encontrei.

- Oras, eu mereço mais respeito senhor pássaro!

- Desculpe, mas estou sendo sincero.

- Se está com tanta fome como diz, posso ajudá-lo a conseguir comida e como gesto de gratidão me deixará partir em paz, está bem?

- Sendo assim, por mim tudo bem.

- OK, vamos.

Sem imaginar o que estaria por vir o senhor pássaro seguiu ingenuamente a formiga até a comida prometida. Caminharam até a janela da casa que dava para a cozinha e então a formiga falou:

- Senhor pássaro, está vendo aquela vasilha recheada de frutas frescas? É toda sua, pode atacar.

O pobre pássaro não conteve sua alegria e tratou de comer as frutas e sem perceber foi enganado pela formiga que já estava a zombar dele. Ao se aproximar da vasilha logo surgiu um gato que saltou sobre o senhor pássaro e quando estava prestes a ser devorado, conseguiu escapar e percebendo que a formiga estava observando tudo e zombando da situação, bradou dizendo:

- Formiga esperta, você me enganou e ainda estou com fome.