Arte na Pré-Historia: Para Crianças

Era uma vez, há muito tempo atrás, antes mesmo de vocês, eu e nossas mães terem nascido havia uma familiazinha que morava nas cavernas porque eles vivam num tempo que não existiam casas como conhecemos hoje em dia, pois esse tempo era tão antigo que as pessoas ainda viviam em cavernas.

Essa familiazinha era mais unida do que unha e carne; o pai se chamava Carlos, a mãe se chamava Maria, o filho deles se chamava Pedro e a filha Bianca. Toda manhã Carlos saía para caçar e trazer alimento para Maria e seus dois filhinhos. Maria, algumas vezes, ia ajudar Carlos a caçar e outras vezes cuidava da casa, de Pedro e Bianca. As crianças iam estudar com a senhora Coruja, que era uma antiga amiga da família.

Quando a noite chegava todos entravam para sua caverna, faziam uma fogueira e enquanto jantavam contavam historias de um tempo ainda mais antigo que o deles; além das histórias Carlos e Maria contavam como foi o dia e perguntavam à Pedro e Bianca as coisas novas que a senhora Coruja os ensinou; eles contavam tudo o que aprenderam. Logo após todos iam dormir e descansar para mais um dia onde Carlos iria caçar, Maria cuidar da casa e as crianças estudarem.

Além de caçar Carlos gostava muito de desenhar e pintar, mas naquele tempo não existia papel, nem quadros ou pincéis, então ele desenhava na parede das cavernas com carvão e outras coisas. Carlos só desenhava o que gostava muito como seus filhos, Maria, a senhora Coruja e os animais que ele caçava. As vezes desenhava também a bela vista do horizonte e os pássaros que ele via da porta da caverna.

Um dia o lobo mais temido e feroz da selva estava andando perto da casa de Carlos. Todos estavam com muito medo, pois o lobo não havia comido nada há três dias e estava faminto, mas Carlos era um homem muito bom e o convidou para jantar com eles, conhecer a casa e seus desenhos. O lobo relutou, mas aceitou o convite de Carlos e juntou-se a família, após um mês o lobo achou que era hora de conhecer novos lugares, mas Carlos e sua família já haviam se apegado e pediu que ele ficasse mais um pouco, então o lobo ficou se tornou parte da família de Carlos, toda manhã o ajudava a caçar e durante a parte olhava enquanto Carlos desenhava toda sua família que agora inclua ele. Desde então o lobo, que hoje é o cachorro, se tornou o melhor amigo do homem.