O Galo Lemon e Maria Cocorocó

Era uma vez um lindo galo chamado Lemon, de plumagem branquinha e uma grande e vermelha crista, que caía levemente por sua face. Lemon é de raça garnizé, uma raça de pequeno porte, mas de uma beleza estonteante, valente e cheia de brilho.

Lemon era casado com dona Maria Cocorocó, os dois viviam soltos em um quintal de uma casa na cidade de Parintins, Lemon adorava bater as asas e cantar nas madrugadas, para mostrar toda sua onipotência de rei daquele quintal, dona Maria Cocorocó, prontamente se acordava, e ficava encantada com o canto do galo Lemon. Todas as manhãs Lemon pulava do puleiro, cantava várias vezes e partia em busca de alimentos para a sua primeira refeiçao matinal, ao encontrar os alimentos, prontamente, cheio de charme, chamava Maria, de uma forma muito carinhosa, pegava o alimento com seu bico, balançava-os, cacarejava, galantemente mostrando a Maria que vinhesse se alimentar, assim, acontecia todos os dias. No restante do dia, Lemon e Maria, namoravam, passeavam pelo quintal, caçavam insetos, e ao por-do-sol novamente se preparavam para subir no puleiro, para uma nova noite de sono, à espera de um novo amanhecer. As noite de Lemon e Maria eram tranquilas, Lemon geralmente guardava levemente sua cabeça entre suas penas, por cima de sua asa esquerda, e assim era todas as noite.

Um certo dia Lemon notou que Maria estava agitada, e procurava por um lugar para se deitar, ela pulava e investigava vários lugares, até que achou uma gaveta cheia de jornais e lenços, Maria Cocorocó então se deitou, e com dor, cantava e se arrumava, preparando um ninho para seu primeiro ovinho, Lemon estava feliz, e assim, dia após dia, um a um, Maria Cocorocó pôs seus ovinhos, quando juntou 12 ovinhos, Maria Cocorocó resolveu que era hora de chocar, tudo corria bem, até que ao deitar sobre os ovinhos, notou que seu tamanho pequenino não cobririam todos os ovinhos, então ela ficou triste e começou a fazer um rodízio, um dia ela chocava 6 e no seguinte os outros 6, após 21 dias chocando, nasceram apenas 5 pintinhos, eram todos branquinhos iguais a Lemon. Maria Cocorocó tinha agora a difícil missão de criar e educar seus pintinhos, o primeiro passo era ensinar a siscar, para pegar bichinhos, depois bater as asinhas, Lemon estava sempre por perto, procurando alimentos para seus filhinhos e para Maria.

Um dia quando os pintinhos já estavam grandinhos uma cadela danada chamada Bela, perseguiu e feriu Maria Cocorocó, Bela achava que estava brincando, e não imaginava que estava machucando Maria Cocorocó, depois de vários dias Maria Cocorocó morreu devido aos ferimentos, os pintinhos foram criados por Lemon.

Lemon viu que não poderia conviver ali junto com a cadela Bela, então foi morar com seus filhos, em um sítio no Parananema, e em um ambiente seguro e cheio de alimentos eles foram felizes para sempre.

Bruno Vercosa
Enviado por Bruno Vercosa em 15/11/2016
Reeditado em 15/11/2016
Código do texto: T5823857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.