Um quarto para Mikaela

Mikaela era uma menina sonhadora e o seu maior sonho era um quarto só seu. Chegava a imaginar um quarto todo pintado de verde, sua cor favorita.

Ao pensar no seu quarto, passava horas sonhando acordada. Não precisaria ter medo de sua irmã um ano mais nova, Tatiana, mexer com suas coisas e estragar seus brinquedos.

Infelizmente, a realidade era muito diferente. Mikaela tinha que dividir o quarto com uma peste de sete anos que pegava tudo que era dela tem pedir licença e falava ao celular com as amigas o tempo todo, atrapalhando quando ela precisava fazer a lição de casa.

Toda vez que Mikaela falava à mãe que gostaria de ter um quarto só para si, a mãe respondia:

-Mas vocês são irmãs, têm que se dar bem.

Mikaela fazia cara feia e rebatia:

-Mãe, a Tati quebra meus brinquedos.

Os pais diziam a Tatiana:

-Tati, você devia usar as coisas com cuidado. Lembre que a Mikaela gosta dos brinquedos dela como você gosta dos seus. E você tem que pedir emprestado antes, entendeu?

Tatiana, fazendo um ar de menina muito boazinha, dizia:

-Entendi.

Só que, depois de um tempo, Tatiana voltava a aprontar. Outra vez, pegou a boneca preferida de Mikaela e trançou seu cabelo, estragando-o. Mikaela correu atrás da irmã pela casa, dizendo que ia enchê-la de pancadas. A mãe segurou Mikaela e, ao saber, ficou muito zangada e obrigou Tatiana a pedir desculpas,além de dizer:

-Tatiana, pare de mexer nas coisas dos outros! Que falta de educação! Vai ficar de castigo!

Foi então que Mikaela falou:

-Se eu tivesse um quarto só meu, poderia fechá-lo.

A mãe falou que conversaria com o pai, mas pareceu esquecer o assunto e, por mais algum tempo, o problema persistiu. Tatiana, em uma ocasião, pegou as presilhas de cabelo mais bonitas de Mikaela sem que ela soubesse para ir ao aniversário de uma colega de escola e, noutro dia, descobriu o diário da irmã e começou a lê-lo, rindo muito. Guardou-o e, no dia seguinte, espalhou os segredos da irmã entre os seus colegas, que foram atrás de Mikaela, rindo e revelando tudo.

Mikaela chorou tudo e contou aos pais quando chegou em casa. Eles a ouviram, boquiabertos. Tatiana quis sumir terra abaixo, sabendo que não escaparia da bronca e do castigo. Após falar, Mikaela foi para o quintal, agarrando-se a uma velha árvore. Mais tarde, chamaram-na para jantar.

-Querida, você tem que comer. pediu o pai.

-Estou sem fome.

Mikaela escutou a mãe reclamando com a irmã:

-Tatiana, você fez uma coisa muito feia! a mãe estava realmente brava.

Podia ver a irmã pela janela, de cabeça baixa. Sabia que ela não estava arrependida, apenas com medo. Ouviu os pais ralharem com Tatiana, dizendo que ela passaria um bom tempo sem poder usar o celular. Depois, ficou sonhando acordada. No seu sonho, era uma princesa e tinha seu próprio quarto, seu espaço, sua liberdade. Seu quarto seria seu pedaço de mundo.

Algum tempo depois, alguém tocou seu ombro. Era seu pai.

-Mikaela, querida. Está muito tarde. Vamos para a cama.

-Não quero mais dormir com a Tati, papai.

-Eu entendo, minha filha. Mas por enquanto, você não tem outro quarto.

O pai a carregou para a cama e a mãe lhe trocou o pijama. Deitou-se. A mãe falou:

-Querida, seu pai e eu decidimos que vamos mandar construir um quarto. É bom que você tenha um lugar só seu. beijou-a.

Mikaela olhou para o lado da cama de Tatiana, que cobrira a cabeça. Dormiu. Estava exausta.

Dias depois, vieram uns pedreiros para começar a construir o quarto. Houve muita poeira e barulho e parecia que não iria terminar, mas finalmente terminou. Então, o pai comprou tinta,sem revelar a cor, dizendo que ele mesmo pintaria o quarto de sua filhinha. Mikaela esperava que fosse verde.A mãe disse que seria bom comprarem móveis para o quarto: guarda-roupa, criado-mudo e uma estante para os objetos pessoais. Tatiana ficaria com todos os móveis do quarto que as duas antes tinham que dividir, exceto a cama de Mikaela, que seria removida.

O pai se fechou no quarto e pintou durante horas. Ao terminar, chamou a esposa e as filhas:

-Vejam.

O quarto não fora pintado de verde mas de...rosa. Mikaela pensou:"Por que pensam que todas as meninas só querem cor-de-rosa?"

Mas não podia ser ingrata. Era seu quarto, a cor era linda e os seus pais haviam feito tudo por ela.

-Obrigada, papai e mamãe.abraçou-os.

Tatiana lhe falou na última noite que dormiram no mesmo quarto:

-Que bom que logo estarei livre de você. Terei um quarto só meu também.

Mikaela fez cara feia e lhe mostrou a língua.

Logo, vieram o guarda-roupa, a escrivaninha e a estante. Mikaela se fechou no quarto, mal acreditando que finalmente tinha seu espaço, sua liberdade, seu pedaço de mundo.