O caboclo ateu.

No engenho, onde eu nasci e passei uma boa parte da minha vida , era um lugar de uma misticidade a toda prova, praticamente todas as pessoas daquela localidade acreditavam em Deus,eram católicas, rezavam nas missas ,nas procissões ,nos terços; eram todos crentes em Deus,menos Seu Zé Pequeno;Sim,e ele era chamado de "Zé Maldiçoado". Eu ainda criança presenciava os debates entre o seu Zé Pequeno e aquelas pessoas de fé; e era muita gente em cima dele,e essa situação não intimidava aquele estranho ateu,pois se tratava de um homem muito simples, analfabeto, sem cultura nenhuma, porém muito firme nas suas convicções. E sobre Deus, ele dizia que esse soberano, era o dia e a noite , a lua e as estrelas, a chuva , o sol, e principalmente, a terra , que para ele , era a mãe de todas as criaturas que respiravam sobre ela.E o tempo passando, eu ia crescendo e já conversava com o seu Zé Pequeno, e um certo dia, eu com intenção de provocá-lo, fiz-lhe a seguinte pergunta: oh, Seu Zé Pequeno, o senhor não acredita em Deus, e o diabo? O senhor acredita no diabo? O diabo existe mesmo? Seu Zé Pequeno me lançou um olhar de lado, cheio de ironia ,e com se fosse um alerta, respondeu-me: " Deus é uma ilusão, mas o diabo é verdadeiro".

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 21/11/2017
Reeditado em 22/11/2017
Código do texto: T6178470
Classificação de conteúdo: seguro