BRIGA DOS CAPA-BODES

Tudo transcorria bem na província do Pau-de-leite. Um coronel era governador o outro era vice, um era senador o outro era deputado.

- Vai para Brasília ou vai disputar um mandato estadual?- questionava um para o outro em perfeita harmonia.

-Vou disputar um cargo aqui mesmo.- respondia o outro cordialmente.

Era compadre para lá e compadre para cá, ou seja, uma família unida.

-Cadê seu tio?- indagava o eleitor.

-Meu tio, está em reunião. -respondia o político.

Era uma família unida. Até que um dia, um dele quis fazer carreira solo.

-Fulano de tal, vai me abandonar?- questionava um deles ainda perplexo.

-Já abandonou. - adiantava um assessor.

-TRAIDOR!!!- bufava um.

-JUDAS!!!- atacava o outro.

Capa-bode, um dos grupos políticos mais forte de um pequeno Estado do Brasil estava em desavença.

Pela manhã um dos chefes manda farpas para o outro através da redes sociais, à noite o outro rebate na TV. O povo perplexo comenta:

-Vou continuar votando em fulano de tal, porque ficou no grupo. - salienta um eleitor ferrenho.

-Vou votar contra fulano de tal porque ele quer continuar sendo o supra-sumo da turma.

Nas esquinas, bares e até nos mercados o assunto é o mesmo: a divisão da turma do capa-bode. Um saudosista ainda lembra:

-Tempos bons eram aqueles que a gente fazia cabelo, barba e bigode nas eleições. Tínhamos governador, vice-governador, deputado federal, estadual, senador no quadriênio.

Apostadores estão fazendo seus lances:

-Aposto uma casa que tenho na zona rural que antes das eleições de 2018, o grupo Capa-bode estará unido.

-Tá apostado, seu tolo. Eles são políticos vaidosos.

-Em política até boi voa...

-Ali ninguém voa.

Foram procurar um padre que gosta de política, mas o pároco foi logo recusando:

-Não meto em angu que tem caroços.

Também foram procurar uma mãe de santo que logo adiantou:

-Vão embora daqui! Nem o cão quer se meter na balbúrdia da política.

E assim vai desenrolando a política de um pequeno Estado do pais, tendo como novidade para as eleições de 2018, a possível fragmentação do grupo político chamado capa-bode.

Béééééééééé!- imitou o bode um integrante do grupo "capa-bodista" revoltado com a desunião que está reinando na província do Pau de Leite.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 21/11/2017
Reeditado em 23/11/2017
Código do texto: T6178301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.