O rumo da prosa

– Pai, a mãe acha que o senhor está um pouco alterado.

– São sinônimos de alterado: adúltero, corrompido, falsificado, desassossegado, demudado, modificado, mudado, acidentado, irritado, inquieto, nervoso... O que você acha que ela quis dizer?

– Pronto! O senhor está mesmo alterado.

– Defina alterado.

– Sei lá... Perturbado moralmente?

– Bem! Também é sinônimo. Mas foi isso que ela quis dizer?

– Não! Sei lá o que ela quis dizer. Talvez que o senhor já tenha bebido o suficiente.

– Tá! Então defina suficiente.

– Bastante?

– Sim! É um sinônimo. Saca-me outro aí.

– Ah! Vejamos... Que satisfaz?

– Isso! Que está entre o bom e o sofrível, capaz, apto, hábil. Quer dizer que estou bacana mesmo, hein?

– Acho que o senhor está distorcendo a conversa.

– Distorcer foi um termo bem aplicado. Significa mudar o rumo, a direção, a substância. Gosto quando você tira um tempo para conversar comigo. Sempre aprendo muito com você.

– Só vim comunicar uma impressão da mãe. O senhor é que fez render o assunto.

– A palavra comunicação tem a sua origem no Latim communicatio, e sua tradução literal seria algo como “tornar comum”, porém foi atribuído o significado de “ato de repartir, dividir, distribuir”. Este termo é derivado de communis, que significava “algo compartilhado por vários, público, geral”. Se a conversa for ficar só entre nós dois, o termo melhor seria transmitir que significa fazer chegar a, mas tudo bem! No caso de sua mãe o vocábulo impressão poderia ser trocado por preocupação, muito mais apropriado.

– Parece que a mãe tem razão em ficar preocupada.

–Depende do ponto de vista. A etimologia do termo razão vem do latim rationem, que significa cálculo, conta, medida, regra, derivado de ratio, particípio passado de reor, ou seja, determino, estabeleço, e, portanto julgo, estimo. É a faculdade do homem, neste caso específico, da mulher de julgar, a faculdade de raciocinar, compreender, ponderar. Ainda assim você acha que ela tem razão?

_ Sim. Ela ponderou corretamente. O senhor está alterado.

– Assim sendo, voltamos à estaca zero. Defina alterado.

– Demudado... Em Aurélio.

Carlinhos Colé
Enviado por Carlinhos Colé em 22/08/2017
Código do texto: T6091366
Classificação de conteúdo: seguro