A SE SOLTAR DAS TRIPAS...

Antes de começar minha crônica, vai uma perguntinha:

Afinal, qual a sua "quilometragem" atuarial?

Nesses tempos de economia recessiva fazer supermercado com “economia” é uma tarefa para poucos.

Eu, aqui na qualidade de exigente ”dona- de- casa”, já escrevi muito sobre o assunto, o fato de que , passear pelos supermercados e olhar as suas prateleiras, a variabilidade de preços, os produtos, as estratégias de marketings e ofertas, é uma atividade “antropológica”, além de ser algo extremamente lúdico.

Por ali...se vê e se aprende de tudo sobre o nosso processo civilizatório, inclusive.

E como diz um amigo meu “daria um manual de instruções...”.

Eu já acho que daria uma ANTOLOGIA DE HUMANIDADES.

Bem, acho também que todos já perceberam que a maioria das embalagens dos contáveis diminuíram no peso e subiram nos preços, certo?

Na última liquidação de bananas e de chuchus, a exemplo, cheguei a ver embalagens com dois produtos deles em cada uma delas... uma verdadeira fortuna se comparado ao “mínimo” que o Mínimo de hoje compra.

É assim com torradas, cremes dentais, sabão em pó, pães, chocolate, balas, ovos, bolachas e até...com o insubstituível papel higiênico.

Nas minhas tantas crônicas sobre esse "nobre papel" eu já escrevi um compêndio sobre essa criatividade científica de se vender o tal produto para uma área tão nobre da fisiologia humana e social.

Quando achei que já havia escrito tudo...

Aliás...um papel de papel nunca dantes tão nobre como hoje visto por aqui, haja vista às exonerações holísticas que hoje vemos por aí.

Inacreditáveis e bem mal cheirosas...

Todo mundo quer, com classe, disfarçar os cheirinhos.

Os marqueteiros dos nossos encanamentos orgânicos, obviamente que sabedores de tudo que descrevo, já colocaram sua genialidade para vender o melhor papel higiênico brasileiro nunca dantes visto no mundo: papel turbinado, folha una super resistente, folha dupla, folha tripla,(nunca foi tão difícil fazer certas contas qualitativas...) papel glicerinado, macio, suave , decorado, nevado, ensolarado, com aveia, com hidratante, com vitaminas, com perfume francês de lavandas gourmet relaxantes, com chia, com linhaça, com amaranto, com Omega 3,6 9, com antioxidante, sem agrotóxicos, e aqui eu sugiro até que se propague a idéia dum papel higiênico ÔRGÂNICO/VEGANO.

Isso eu nunca vi...mas aviso que a patente será minha.

Eu que acreditei que já havia escrito de tudo sobre eles-QUE NADA!-sempre neles cabe mais uma ideia nova: dia desses, acreditem, vi algo que me fez escrever novamente sobre o tal “papel”, inspirador textual das múltiplas e infindáveis criatividades higiênicas do marketing.

Vem cá, vamos combinar, olhar para a prateleira e dar de cara com um papel anunciado ao CONSUMIDOR em quilometragem, fala sério...

“Um km de papel por pacote”, dizia lá.

Parei ali atônita...a pensar e repensar:

Como seria isso? Como saber se tal não é propaganda enganosa?

E tem mais: “Noves fora!” , para se calcular quantos quilômetros de PAPEL HIGIÊNICO precisaremos num mês TÍPICO e multiplicar a conta pelo pacote, pelo preço e pelo espaço da dispensa , com é que a gente faz? E num mês ATÍPICO, então?

Para comprar os quilômetros exatos, a gente mede o quê, afinal?

Odeio desperdícios!

Visto que tal cálculo é sempre ATUARIAL e depende inclusive DOS SUSTOS frente às notícias do dia, das inacreditáveis que a gente ouve por aí...

Não tem intestino consciente que guente!

Tá, não me respondam. Todos somos higienicamente educados.

Temos sujeira a fazer inveja ao mundo dos MAIS CHIQUES papéis higiênicos de vanguarda, já que temos desde uma simples Escherichia Coli, até a indomável pseudômonas a se perder das tripas sociais pelos mananciais da represa Billings...

Ouviram a notícia do dia? preparem o NOVO PAPEL DO PAPEL que é disenteria quilométrica na certa!

Não tem papel que dê jeito nisso, nem com o maior e mais bem pago marqueteiro da História do Brasil, podem acreditar.

Mas se for para se usar papel ao invés duma recomendada duchinha proctológica, tipo LAVA A JATO mesmo, bem...ara!-será quilometragem de papel e de árvores a se perder pelo tempo perdido do planeta.

Nossos marqueteiros( redundando:os melhores e mais bem pagos da Terra!) não têm a mínima consciência ecológica, nem de sustentabilidade proctológica, inclusive!

Caso sério...

Bem, desejo a todos “quilômetros e quilômetros” duma ampla, holística, eficaz e bem CUIDADOSA HIGIENIZAÇÃO das nobres partes. De todas elas!

Ah,e sem esquecer que nossos buracos, bem, sempre são QUILOMETRICAMENTE BEM mais embaixo das nossas TANTAS e obstruídas vias de saída.