O MORTO MATOU O VIVO:

Jonacy Lopes

Historia que vovó dizia

O morto matou o vivo:

Minha avó sempre dizia, que esta historia de dizer que devemos temer os vivos e não os mortos ela já tinha tirado dos planos desde criança quando morava na roça lá em Tabajara.

Ela acreditava sim que um morto poderia matar um vivo..

Eu ficava curioso com aquelas afirmações e imaginava, sera que alguém do além tem poder de retornar e matar uma pessoa?

Um certo dia estava com minha avó fazendo o desjejum matutino e resolvi perguntar o porque ela acreditava que devíamos temer os mortos, ela me relatou assim:

Ela falou que lá na roça não existiam fogões a gás e nem elétricos, em uma certa ocasião lá ela foi mais o irmão buscar lenhas numa capoeira que era perto do rio Manhuaçu.

Segundo ela, ela estranhou uma revoada de urubus que desciam lá pras bandas do rio justamente onde ela e irmão iriam buscar lenhas.

Mas no entanto nada anormal em extremo pois poderia ter morrido lá um bicho uma vaca, um boi talvez, era comum isto por lá.

Segundo minha avó quando ela e seu irmão desciam para o trilho que dava acesso a tal capoeira ela avistou lá na margem do rio aquilo que havia suspeitado, tinha lá uma vaca morta e em estado bem avançado de decomposição..

O certo que algo ali chamou a atenção dela, e ela tapou o nariz e foi observar de mais perto e viu um urubu morto sobre a carcaça da vaca morta quando olhou direito percebeu que aquele urubu estava alimentando-se da carniça da vaca quando ele morreu.

O urubu deu um azar danado ele tentou enfiar a cabeça entre as costelas da vaca morta na intenção de comer as vísceras, forçou tanto que a cabeça passou mas por azar dele não conseguiu tirar a cabeça dali, deve ter se debatido muito ate morrer asfixiado..

Minha avó terminou me dizendo assim:

_ Eu hein? morto não mata vivo uma conversa.

_ Mata sim, tudo depende das circunstancias...