O time sem reservas: um clássico São Gonçalo-PB X Sousa-PB

No ano de 1980, ocorreu um célebre jogo envolvendo a Loja Maçônica Vale do Piranhas de São Gonçalo-PB contra a Calixto Nóbrega de Sousa-PB, no Estádio 1º de Maio. As duas equipes eram formadas por jogadores veteranos, sendo que a maioria se encontrava fora de forma física e técnica. Talvez este tenha sido o motivo pelo qual o jogo tenha despertado tanto o interesse do público, ocasionando a lotação do estádio nesta data.

Começa o jogo e a equipe de Sousa imprime um ritmo de jogo avassalador. Marcação sob pressão, pegada forte, ocupação de todos os espaços do campo, mantendo a posse de bola quase que integral. Em menos de 30 minutos de jogo, sob total atordoamento da equipe local, o placar já marcava 4 X 0 para os visitantes. A disposição tática apresentada pela equipe de Sousa assemelhava-se ao “carrossel holandês” de Rinus Michels, que encantou o mundo na década de 1970.

No entanto, o desmoronamento do carrossel não tardaria a acontecer. Como que por encanto (ou desencanto), o sonho do “futebol total” da Calixto Nóbrega é completamente desfeito. Alguns torcedores São-gonçalenses observaram que a equipe adversária possuía mais de onze jogadores em campo. Então a torcida começou a protestar junto à arbitragem, no sentido de que se efetuasse a contagem da quantidade de jogadores do time visitante. Desta feita, o árbitro (Bosco de Zuca) paralisa a partida, dirige-se ao time de Sousa e determina:

- Os jogadores do “meu time”, venham para cá, para que eu possa efetuar a contagem.

Efetuada a contagem oficial, constatou-se que o time estava com 15 jogadores em campo, ou seja, 4 jogadores a mais. Diante deste fato, não restou alternativa ao árbitro, senão anular os 4 gols do “seu time” e determinar o reinício da partida.

Mesmo depois de ter dado uma canseira grande ao time da Vale do Piranhas, por estar jogando com 4 jogadores a mais, ao final, a equipe de Sousa venceria o jogo por míseros 3 X 2, sem nenhum brilhantismo, apresentando um futebol tímido, que nem de longe lembrava o “carrossel holandês” do início da partida.

O espetáculo apresentou, ainda, vários lances engraçados, como a incrível queda de Bazo, que ao pisar na bola, caiu com todo o corpo para trás, arrancando risadas da torcida, entre outros lances hilariantes. A equipe de São Gonçalo atuou com: Janduir Mangueira, Zé Tarzan, Jurandir, João da Penha, Zé Batista, Antonio Maciel (gol.), Bazo, Osvaldo Rodrigues, Dr. Barbosa, Jaia, Dário e Zé Rodrigues.