Coisas Que Só Acontecem Comigo – XV (Roubaram a Porta)

Por esse tempo, eu trabalhava em Teresina no Exército brasileiro, na Arma da Engenharia. Num convênio do Exército e a COHAB-PI, acabei sendo agraciado com uma casa no Conjunto Bela Vista I, valendo pelo antigo e falido Sistema Financeiro da Habitação.

Quem conhece essas habitações do tipo “minha casa minha vida”, dê-se por satisfeito, pois naquele tempo os problemas eram outros e gerido por um cálculo financeiro tão absurdo que faliu. As casas seriam pagas mês a mês. O mutuário poderia até atrasar as mensalidades, mas não poderia pagar mais de uma por vez. Seriam trezentas prestações (vinte e cinco anos) e por exercício lógico que eu faça, ainda não descobri o misterioso entendimento. As prestações eram amortizadas ano a ano, ainda assim, o preço do imóvel crescia. Alguns conjuntos como o Parque Piauí, o morador recebia mensalmente um abono ou abatimento que era maior que a prestação que ele pagaria no mês. Sintetizando: o governo pagava para que as pessoas morassem nas casas.

No dia de minha mudança algo incrível nos aconteceu. A casa tinha uma ventilação do lado direito feito de combogós de um metro quadrado. A porta da frente era de sessenta centímetros de largura. Isso gerou um problema, porque a geladeira não passava pela porta. Passaria pela ventilação, mas teríamos que arrebentar os combogós. Retirar a porta da geladeira seria uma operação de maior risco, então resolvi remover a porta da casa, retirando os pinos das dobradiças, numa solução mais rápida e fácil. Assim foi realizado com sucesso. Colocamos a geladeira no local adequado e quando retornamos para recolocar a porta no seu lugar, cadê a porta? Sumiu, evaporou, escafedeu-se, virou fumaça e se perdera no vento. Roubaram a minha porta em menos de trinta segundos e com mais de dez pessoas na operação, sem que ninguém visse nada. Num jogo de raciocínio tive que retirar a porta do banheiro e colocar no local, enquanto chegava a segunda-feira para comprar uma porta nova.

Pois é, no Piauí tem ladrão.

Um Piauiense Armengador de Versos
Enviado por Um Piauiense Armengador de Versos em 18/01/2017
Reeditado em 06/07/2020
Código do texto: T5885368
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.