Homenagem a Cornélio Pires

Se eu fosse criança

Gostaria de perto de ti estar

Pois a minha mais doce lembrança

É que chorava pra sempre te abraçar

Mimo de Cornélio Pires, meu amigo espiritual de longa jornada, recebido em 09/11/2017 por CAIRBAR SCHUTEL, junto do médium Tharcísio .

Ao amigo Cornélio

Sendo amigo

Sendo mentor

Poeta de pátria longínqua

Que a arte nos una

Nos inspire

Que nossas almas sempre voem felizes

Que o sentimento de bondade sempre floresça

-Patrícia Justino

Breve biografia do autor;

Cornélio Pires nasceu na cidade de Tietê, Estado de São Paulo, no dia 13 de julho de 1884, e a sua desencarnação aconteceu na cidade de S. Paulo, no dia 17 de fevereiro de 1958. Homem de personalidade inconfundível, tornou-se figura popular e de bastante destaque em todo o Brasil, graças ao trabalho, por ele encetado, de viajar pelas cidades do Interior do Estado de S. Paulo e outros Estados, estreando na condição de caipira humorista. Pelos idos de 1910, Cornélio Pires lançou o livro Musa Caipira, obra que foi largamente saudada pela crítica, graças ao seu conteúdo tipicamente brasileiro. Nessa época ele desconhecia o que era Espiritismo, entretanto, durante as suas viagens ao Interior, aconteceram com ele vários fenômenos mediúnicos, inclusive algumas comunicações do Espírito Emilio de Menezes, as quais muito o impressionaram. Como conseqüência ele passou a estudar obras espíritas principalmente as de Allan Kardec, Leon Denis, Albert de Rochas e alguns livros psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier. Dali por diante integrou-se decididamente no Espiritismo, interessando-se muito pelos fenômenos de efeitos físicos. Nos anos de 1944 a 1947 ele escreveu os livros Coisas do Outro Mundo e Onde estás, ó morte?, tendo desencarnado quando escrevia Coletânea Espírita.

Referência

Do livro: Doutrina Escola, Médium: Francisco Cândido Xavier – Autores Diversos