PROFESSOR MIGUEL SIMÃO E PROFESSORA LUCINEIDE DE AZEVEDO SIMÃO HOMENAGEIAM PROFESSORES ATRAVÉS DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL DE SANTA CATARINA.

EVENTO EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES REUNE MAIS DE 200 PESSOAS EM GOVERNADOR CELSO RAMOS.

No dia 14 de outubro de 2017 (sábado) véspera dos dias dos professores aconteceu no restaurante Rei Netuno II em Palmas na cidade de Governador Celso Ramos um grande evento de homenagem aos professores.

Idealizado e organizado pelos professores Miguel João Simão e Lucineide de Azevedo Simão através da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina ( ALBSC) o evento foi prestigiado por diversas autoridades literárias de Santa Catarina e por vereadores da cidade.

Num jantar festivo foram homenageados 53 professores das cidades de: Biguaçu, Governador Celso Ramos, Imbituba, São José, Palhoça, Florianópolis, Ibirama, Presidente Getúlio, Masssaranduba, Navegantes, Tijucas e outras cidades que se faziam presentes.

Homenageados: 1-Alba da Rosa Vieira (Imbituba), 2- Almir Alves Junior (Gov. Celso Ramos), 3- Amanda Soares (São José), 4-Ana Paula Silva dos Santos (Governador Celso Ramos), 5- Andréia Silva (Gov. Celso Ramos),6- Arli Sagás (Gov. Celso Ramos), 7- Carmen Rejane Cella (Florianópolis), 8-Carolina de Amorim Miranda (Governador Celso Ramos), 9- Claudiane Dorvalina Zeferino da Cruz (Gov. Celso Ramos), 10- Dagmar Diana Fava (Florianópolis), 11- Divalma Flores da Silva (Gov. Celso Ramos),12- Edelson Feiler (Massaranduba), 13- Elaine Cristina de Sá (São José), 14- Elaine Ilma Fernandes (Governador Celso Ramos), 15- Eliane Bartz (Governador Celso Ramos), 16- Elizabeth Edite M. Leal da Veiga (Tijucas),17- Elizânia de Souza da Silva (Gov. Celso Ramos), 18- Eni da Silva ( Biguaçu), 19- Elisiane Jaci Sagás (Antonio Carlos), 20- Eliziane Noeli Soares Neis( Gov. Celso Ramos), 21- Ivânia Silva Rita ( Biguaçu), 22- Fernando Carvalho (Imbituba), 23 Gelvânia Mailde Flores (Governador Celso Ramos), 24- Gicélia Almira dos Santos Alves (Governador Celso Ramos),25- Gisele Cristina Silva de Moura (Florianópolis), 26- Gisélia Evanilde Grape Sagás (Governador Celso Ramos), 27-Irene Lima (Florianópolis), 28- Isabel Cristina Cristina Costa Alves (Gobvernador Celso Ramos), 29- Jackeline Zildete Simão (Governador Celso Ramos), 30- Jedson Antonio Bento (Governador Celso Ramos), 31- Jéssica Lisboa de Souza (São José), 32- osé Braz da Silveira (Biguaçu), 33- Luciana dos Santos Klausen ( Governador Celso Ramos), 34- Lucimeri Maria dos Santos Alves (Governador Celso Ramos), 35-Lucineide de Azevedo Simão, 36- Margarida Lorena Zago (Presidente Getúio), 37- Marcia Cristina Maroso Prestes (Governador Celso Ramos), 38- Marcia Elena Teixeira Tomaz (Biguaçu), 39- Maria Aparecida Cristovão da Silva (Ibirama), 40- Maria Aparecida Pamato Santana (Imbituba), 41- Maria Izabel Schimtt ( Ituporanga), 42- Mariza Matilde Martellet Coura (Florianópolis) 43- Meri Terezinha Monteiro Florenço (Biguaçu), 44- Moacir Vogel (Blumenau), 45- Noeli Freiberger (São José), 46-Raquel Alves de Souza ( Gov. Celso Ramos), 47- Rosanira de fátima de Lemos (Biguaçu), 48- Rosiane Ilza Rosa de Souza (Gov. Celso Ramos), 49- Salomé Pires (São Pedro de Alcântara), 50- Soraia Baldança de Ramos (Navegantes), 51-Suain Camille Venâncio Roecker (São José), 52- Terezinha Firmina Flores da Silva ( Gov. Celso Ramos), 53- Valdicéia Zulma Luciano Klausen (Gov. Cleso Ramos), 54- Vânia Valdira Faria Miranda), 55-Zânia Almira dos Santos Alves (Gov. Celso Ramos),

O professor Miguel João Simão colocou esse evento no calendário anual da ALBSC para dar continuidade a essas homenagens aos professores nos próximos anos.

Da cidade de Governador Celso Ramos estavam presentes os Vereadores Marco Henrique da Silvae César Passos que prestigiam esses momentos culturais apoiando, além de representantes de empresas como Daniel Carvalho da Imobiliária Carvalho, Rodrigo Silva e sócio da Imobiliária Real Bis.

Entre os homenageados estavam professores da rede estadual, municipal e particular, sendo que de Governador Celso Ramos o número era bastante expressivo.

A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina que está em 90 cidades do estado desenvolve diversas ações comunitárias e de abrangencia estadual como saraus, feiras de livros, concurso de declamações, homenagens as pessoas e classes, antologias, visitas nas escolas e em grupos de terceira idade.

Essas ações provocam um movimento grande e de muito valor cultural nas cidades, ampliando o vínculo da instituição com outros segmentos da sociedade.

A busca por novos talentos artísticos é o ponto de partida da academia que traz ao público diversos escritores de várias cidades para apresentarem seus trabalhos o que estimula a publicação de livros.

Criada em 2008 pelo professor Miguel João Simão que foi convidado pelo Dr. Mário Carabajal (presidente da Academia de Letras do Brasil) para criar a instituição em Santa Catarina a ALBSC tem sido uma extensão da ALB no estado seguindo a ideologia de expandir a Academia a todos os escritores e artistas.

O movmento que vem crescendo todos os meses tem como foco principal chegar a todas as cidades catarinense e formar suas Seccionais onde não há Academias de Letras.

A diretoria estadual na pessoa do presidente Miguel João Simão responsabiliza-se por dois grandes eventos estaduais, sendo a entrega do “Troféu Zé Gancheiro de Cultura” já consolidado, que é entregue a nativos e moradores de Governador Celso Ramos e o prêmio aos professores que foi sucesso nesse ano de 2017.

A cidade de Garopaba que tem sua Academia recèm criada apostou num sarau estadual que foi sucesso no início de setembro e promete avançar nos próximos anos segundo a presidente Aline Zucatti.

Na cidade de Ibirama aconteceu por 3 vezes consecutivas o Encontro das Academias estadual e de escritores liderados pela presidente da Seccional Apolônia Gastaldi. Nesse ano a presidente resolveu transferir o evento para oura cidade, não alcançando êxito, pois não houve o evento.

Outras cidades durante o ano movimentam a cultura em parceria com suas academia de letras dando abertura a todos os escritores.

Além de todas essas festividades ainda acontece duas sessões solenes estadual, sendo uma de abertura do ano literário e outra para o fechamento das atividades anuais. Esse ano deu-se a abertura na cidade de Tijucas com amedalha escritor Eli Cesconetto e o fechamento acontecerá no dia 02 de dezembro na cidade de Penha.

Já o inicío do ano literário da Academia de Letras do Brasil de Santa Ctarina para 2018 acontecerá no dia 17 de fevereiro na cidade de Imbituba com a entrega da medalha Jornalista Fernado Carvalho.

O evento que comemorou o dia do professor foi destaque nas redes sociais pela organização e integração entre a classe que encheu o salão do restaurante.

Professor Miguel João Simão agradeceu os presentes e especialmente os professores Fernando Carvalho pelo belo discurso em nome da microrregional da AMUREL, as professoras Lorena Zago, Aparecida Cristovão e Ivânia Silva Rita pelas declamações, o presidente da Academia de letras de Biguaçu José Braz da Silveira e o representante da Academia Batistense de Letras Celso Leal da Veiga Junior pelos discursos e o escritor Pedro Paulo dos Santos pela maravilhosa declamação e em especial ao Professor Jedson Antonio Bento que fez o cerimonial e o cantor Igor Cruz que abrilhantou o evento.