Para seu vigésimo aniversário....

Aniversários costumam sempre marcar nossa vida. Vinte anos é um marco especial. A segunda década de vida podemos considerar como nova fase. Dez anos...já parou para pensar o quanto a vida muda nesse espaço de tempo? Dez anos atrás você era uma pequena flor, dependente das flores maiores que cederam pólen para germinarem você. Hoje, uma década depois, comemorando seu vigésimo aniversário tornou-se uma flor gigante, uma rosa (a flor que você mais gosta) e floresce toda primavera.

Caminha com sua beleza ao reflexo do sol que parece fotografar seus passos diariamente e sorrir; pela sua gentileza de deseja-lo um bom dia. Carrega as mais belas pétalas exteriormente – impressionando quem passa pelo jardim – porém ela não é só pétalas, traz dentro do seu interior em cada ramificação de seu caule sinônimos para bondade, companheirismo, felicidade. Leva consigo também alguns espinhos, afinal, o que seria da bela rosa sem seus espinhos? Todo ser incapaz de entender sua beleza – exterior e interior – chegaria achando-se no direito de corta-la, matando-a vagarosamente.

É bela rosa, algumas vezes isso chegou próximo, não foi? Alguns ousaram tentar corta-la, transforma-la em enfeite, um buque de flores, mas já dizia um inteligente compositor brasileiro: “buques são flores mortas e um lindo arranjo”. Você recusou ficar morrendo no lindo arranjo, voltou a florescer assim como já fazia em toda primavera. Seus jardineiros empilham a tristeza e arrependimentos de não a ter plantado em um vaso para admira-la diariamente e cuida-la, recebendo em troca suas mais preciosas flores.

Aos jardineiros só sobrou olha-la de longe, vê-la (re)florescer e escrever histórias....