O MAIS SÁBIO DOS CHINESES!!!

MEUS HERÓIS– Quem poderia mudar o mundo???

CONFÚCIO...

Estamos a milhares de km desta nação, mas o que se sabe que em 562 AC nascia um dos maiores filósofos desse mundo que bilhões vivem num ambiente sem guerras e sem egoísmo, talvez por seus ensinamentos tão verdadeiros e que um pai, que aos 72 anos vem ter um filho de uma jovem de 15 anos e que depois de 3 anos é obrigada a ensinar seu filho desde pequeno que terá que trabalhar para matar a fome, mas mesmo assim se baseia em seus princípios fundamentais de uma educação em que são básicos para si e para os outros...

Os seis fundamentos que a educação se faz presente, em sua história e seu desenvolvimento através dos seus 72 anos de vida... são:-

- Altruísmo – humanidade ( Ren)

- Cortesia ritual ( Li)

- Conhecimento ou sabedoria moral (Zhi)

- Integridade (Xin)

- Fidelidade (Zhing)

- Justiça, retidão, honradez (Yi)

Os seus princípios tinham uma base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favorecia uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito para com os idosos pelas suas crianças (e, de acordo com intérpretes posteriores, das esposas para como os maridos), e a família como a base para um governo ideal. Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti", uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade.

Assim seus ensinamentos se propagaram pelo povo, e sua sabedoria foi se difundindo, que seus seguidores em 220 AC ja tinham , apesar do mesmo ter tido somente um filho e um neto, mas seus ensinamentos e seu legado foram tão bem assimilados pelo povo, que o governo temeroso em seus ensinamentos e dogmas, mandou queimar todos os livros de sua época e com certeza muita informação original se perderam por tais dinastias temerosas em perder o poder, ficaram assim perdidos muitos dos ensinamentos deste filósofo...

Com certeza entre o Taoismo ou Daoismo proveniente dos ensinamentos de Lao Tse, de pregavam assim como Confucio, que a simplicidade, respeito as crianças, e aos ancestrais, dariam a cada um maior compaixão, moderação e humildade, e assim aumentando a longevidade...

Tais conceitos, difundidos nesta fase de 550 AC até mesmo os dias de hoje, essa potência de um mundo moderno, difundiu tal cultura do Taoismo, junto ao Budismo e a filosofia confucionista, com que o povo seja obediente aos mais velhos e as crianças sejam protegidas...

Com certeza de que muitas lendas de que Confúcio teve 3000 mulheres, que quando seus seguidores, pelos seus conhecimentos de sabedoria, queriam que seus filhos fossem gerados por um ato sexual deste filósofo com suas mulheres, faz parte dessa lenda e do temor dos governos monásticos que sobreviviam de impostos a seus feudos e assim os mantinha cativos...

Confúcio, foi e será um dos mais celebrados com seus pensamentos mais celebres tais como... :-

- “Não faça aos outros, o que não queres que façam a ti mesmo!!!” – teoria da solidariedade....

Nada nessa vida é eterno, como escrever um livro , ter um filho e plantar uma arvoré!!!

Creia em tua luta seja ela simples ou totalmente em vão, pois enquanto lutas tens algo para vencer e quando desistes com certeza sentirás o peso do desânimo por desistires tão cedo, sem a certeza de ter feito máximo que poderias fazer???

- “A melhor divisão entre dois, um divide e o outro escolhe!!!” – honestidade, partilha, respeito...

- “Se queres prever o futuro... estude o passado!!!”

- “O bambu é mais forte que o cedro... pois o bambu verga e não quebra ao vento, e o cedro quebra!!!” – a submissão a força da natureza

- “Não fales mal dos outros, pois saberão que tú és pior do que és!!!”

- “ Escolha o trabalho que tu gostas, que não terás que trabalhar nem um dia em tua vida!!!”

- “Carregue um pouco de terra todos os dias, que farás em breve uma montanha!!!”

- “Exija muito de ti e espere pouco dos outros, e assim evitarás aborrecimentos!!!”

- “Ainda não vi alguém que ame tanto a virtude. Tanto quanto ame a beleza do corpo!!!”

- “A preguiça é tão lenta, que a pobreza logo a alcança!!!”- isso vale para nossa bolsa família...

- “Se vês um homem bom, imita-o ; mas se vês um homem mau, examina-te a ti mesmo???”

-“O silêncio é um amigo que nunca trai!!!”

- “A Humildade é a única base sólida de todas as virtudes!!!”

- “A experiência é uma lanterna pendurada nas costas que apenas ilumina o caminho percorrido!!”

Assim, meus amigos reveja seus valores, e seus dias que ja se foram e que fizestes para os outros, para esperar algo que eles te devolvam, pois se plantas colhes...

Com certeza, foi um dos sábios que mais se cultua hoje, mas seus ensinamentos servem demais nos dias de hoje, que perdemos a humildade e a soberba é uma constante!!!

Sejam capazes de perdoar seus algozes, pois seus inimigos com certeza tem alguma razão para te odiarem??? Ou não????