HOMENAGENS A TIRADENTES

Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Nascimento: 12 de novembro de 1746, Ritápolis, Minas Gerais
Falecimento: 21 de abril de 1792, Rio de Janeiro.
Nacionalidade: Português.
Idéias notáveis: Mártir da Inconfidência Mineira, independência do Brasil e da Colônia do Império Português.
Filha: Joaquina da Silva Xavier.
Irmão: Domingos da Silva Xavier.

Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e mártir da Inconfidência Mineira. E a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional em sua homenagem.

Tiradentes é considerado um grande líder, por ter lutado por seu povo e seus ideais. Apesar de ter sido o mais humilde entre todos os membros do movimento. Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792.

Partes de seu corpo foram expostas nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens confiscados.

O dia de Tiradentes é celebrado, sob regime de feriado nacional, na data de 21 de abril desde o ano de 1965, como forma de perpetuar a imagem heroica que foi, por isso reconhecido como Patrono da Nação.

Origem do Feriado de Tiradentes - No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista daquele movimento e o único condenado à morte por enforcamento.

Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de ser importante figura da história brasileira.

O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”), desde o dia 21 de abril de 1992.

Homenagens eternas a TIRADENTES!


***Foto do Google***