CARNAVAL DE SALVADOR.... E OS FILHOS DE GHANDI....

Por uma nação independente....

Para alguns de nós para nos tornamos independentes, basta uma guerra sangrenta e que muitos morram pelo amor a Pátria, e alguns sejam mártires e que para isso outros possam entender a nossa LIBERDADE e DEMOCRACIA seja a única solução, mas nem sempre tudo isso se conquista com o ódio, mas com a PAZ e o AMOR ... talvez seja uma única solução sem mortes ou dores...

Aqui em que poucos possam vangloriar que alguém com apenas 13 anos se casa com matrimônio acordado entre as famílias com Kasturba Gandhi de 14 anos como era o costume de famílias se congrassarem e unirem seus filhos em matrimônio, mas que durou por toda a vida, pois isso ocorreu aqui bem distante, para não dizer exatamente do outro lado do planeta... onde hoje milhões de seres humanos o consideram como um mártir pela independência da Índia....

Vamos conhecer melhor alguém que na verdade sua aparência simples com um físico tão ínfimo e tão frágil possa ter feito uma nação se tornar livre do julgo da Monarquia Inglesa, sim esse nada mais é que ... Mohandas Karamchand Gandhi ou Mahatma (“a grande alma”) Gandhi...

Nascido em 02 de Outubro de 1869 em Porbandar, e vindo a ser assassinado por um fanático em 30 de Janeiro de 1948 aos 78 anos em Nova Delhi, tendo sido o criador do estado indiano e através de seu protesto não violento e sua greve de fome, buscou mostrar que o povo sofrido da India merecia respeito e que a sua independência seria uma solução viável e com certeza uma evolução a longo prazo de um povo que hoje com quase 2 bilhões de habitantes, tem por seu maior herói a sua independência reconhecida desde, 15 de agosto de 1947 quando a India se tornou independente...

Assim como era filho de um primeiro ministro de um pequeno principado, assim com autorização de sua mãe foi estudar na Inglaterra para ser advogado, mas fez um juramento de castidade durante seu período de estada na Inglaterra que jamais comeria carne e assim se tornou um vegetariano, e conheceu filósofos que pregavam o evangelho que muito o manteve adepto aos sânscritos e pregava sua doutrina assimilada do evangelho em ser altruísta e propagar a paz e a não violência e assim que se formou advogado retornou a India em 1891, mas a sua mãe tinha falecido, e pela sua timidez não conseguiu se impor como advogado, assim na primeira oportunidade de representar uma empresa indiana na Africa do Sul o mesmo se apresentou e foi atuar onde percebeu a discriminação racial e passou a ter notoriedade por sua atuação, onde ele mesmo relata:-

- Eu aprendi a descobrir o lado bom da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi a verdadeira função de um advogado era unir partes separadas!!!”

Depois de 30 anos atuando na Africa do Sul, pró indianos que foram inicialmente lutar junto aos britânicos para apóia-los de inicio com 49 médicos e enfermeiros para cuidar dos feridos graves e posteriormente foram milhares de indianos que atuavam em prol do governo britânico, mas sob julgo de escravos e mal pagos e os mesmos foram através de greves, mas sem reação atuando sob suas ordens de não violência, mesmo sendo ferido, jamais reagiu aos seus agressores....

Assim buscando através do Satyagraha ( a força da verdade ) e assim manteve desde a sua juventude até a sua velhice, mas sempre atuando em busca de uma solução, tal como evitar com utilizar roupas importadas do império britânico e que as mulheres e homens usassem “Khadi” (roupa feita caseiramente pelas mulheres com tecido simples) e de forma que tais impostos pagos fossem menor para manter o regime britânico, mesmo durante a Marcha do Sal em que reuniu mais de 50000 indianos numa marcha para o Mar e com que milhares de mulheres secassem a água salgada do mar para obter o sal, fazendo com que ninguém comprasse o sal fornecido pelo governo britânico....

Durante seus 30 anos na Africa do Sul, percebeu o valor da união e da não violência e a possibilidade de que a India poderia vir a ser independente e buscou com seu sacrifício e depois de muitas greves de fome, pois sempre era preso, mas em seguida pela reação do povo o governo desistia de sua punição e o libertava...

Assim durante a Segunda Guerra Mundial, pregou a não violência, mas jamais foi ouvido nem pelos alemães, ou pelos japoneses, mas manteve a India e o Paquistão que queria a sua independência, e devido aos movimentos separatistas, em que Mahatma não concordava que o povo indiano e o paquistanês se separassem pois poderiam perder as suas forças, foi assim assassinado em 30 de janeiro de 1948 por Nathuram Godse, um militante pro independência do Paquistão, que mesmo a seu pedido que o perdoassem o governo da India com o Primeiro Ministro Nehru o condenou a enforcamento, pois a Índia desde 15 de agosto de 1947 se tornou independente após toda a sua luta em prol da união dos indianos e muçulmanos que tanto sofreram sob julgo do império britânico por anos e anos a fio, mas jamais incentivou a guerra, mas a maneira mais adequada de não obediência as leis dos impostos cada vez maiores , mas evitando assim que o povo utilizasse produtos importados, bebidas que as taxas de impostos eram absurdas, bem como os impostos as terras que o governo taxava e se não pagos prendia todos seus proprietários e tornando assim improdutivas com maior prejuízo ao próprio governo britânico...

Com certeza seus pensamentos de não violência e seus ensinamentos pelo mundo se propagaram e ele muito fã de Leon Tostoi, procurou mostrar que poderiam comer legumes e verduras produzidas em suas fazendas Phoenix Farm e Tostoi Farm e assim evitar de comer carne bovina importada, principalmente onde a “vaca”é considerada sagrada com a sua religião o Bramanismo...

Seus pensamentos continuam a mostrar a sua personalidade marcante e sua singeleza e sua pregação pela não reação violenta:-

- “Se é valente, como é, morrer, a um homem que luta contra preconceitos, é ainda valente se recusar a brigar e ainda se recusar ao usurpador!!!”

- “ Os fracos não podem perdoar!!!”

- “Olho por olho e o mundo estará cego!!!”

- “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita!!!”

- “A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável!!!”

- “A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento do medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdeira não –violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível!!!”

- “ A vida merece algo além do aumento da sua velocidade!!!”

- “Aprendi através da experiência amarga a suprema lição:- controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo!!!”

- “As religióes são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo???”

- “Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome!!!”

- “O amor é a força mais sutil do mundo!!!”

- “Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudessemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas as mesma coisa e sempre úteis umas ás outras!!!”

- “ O medo tem alguma utilidade , mas a covardia não!!!”

Cronologia dos fatos ocorridos durante os anos de Ghandi, e seus feitos durante 78 anos de sua vida em prol dos hindus e dos muçulmanos:-

• 1869 - 2 de Outubro: Gandhi nasce em Porbandar.

• 1885 - Fundação do Congresso Nacional Indiano.

• 1888 - Gandhi vai para Londres para estudar Direito.

• 1893 - abril: Gandhi chega à África do Sul.

• 1894 - maio: Gandhi funda o Congresso Indiano de Natal.

• 1899 - A Guerra dos Bôeres na África do Sul.

• 1903 - 16 de Agosto: Gandhi lidera um comício em Johannesburg e encoraja a queima dos certificados de registro.

• 1907 - julho: Ato de Registro dos Asiáticos do Transvaal torna-se lei e Gandhi lança a campanha de Satyagraha.

• 1914 - Gandhi e Smuts negociam o Ato de Reforma da Questão Indiana.

• 1915 - 9 de janeiro: Gandhi retorna à Índia.

• 1919 - Gandhi inicia o hartal nacional.

• 13 de abril: O Massacre de Amritsar.

• 1920 - Gandhi reconhece o Partido do Congresso e começa a campanha da Satyagraha.

• 1924 - Gandhi conduz um jejum pela união hindu-muçulmana.

• 1930 - A Marcha do Sal e a campanha de Satyagraha.

• 1931 - 4 de Março: Irwin e Gandhi assinam o Pacto de Delhi.

• Setembro: A Conferência da Mesa-Redonda em Londres.

• 1942 - Movimento "Deixem a Índia!".

• 1947 - 22 de Março: Lord Louis Mountbatten, 1.º Conde Mountbatten da Birmânia, o último vice-rei, chega à Índia.

• 15 de agosto: A Índia torna-se independente e Nehru é nomeado primeiro-ministro.

• 1948 - 30 de Janeiro: Gandhi é assassinado por Nathuram Godse.

• 1966 - Indira Gandhi torna-se primeira-ministra.

Com certeza de que esse anti-herói a muitos que adoram pessoas que tenham beleza e imponência, por ser apenas um ser humano simples, jamais chamaria a atenção do mundo, mas este gigante mostrou a todos nós mortais que tamanho jamais é documento!!!!

Suas cinzas após a cremação foram jogados no Rio Ganges, e com certeza de que sua maneira de se comportar faz parte hoje a muitos seus seguidores de que a não reação tem tanta força ou mais que uma reação violenta, pois como dizia ele a não reação inibe a violência!!!!

Nota do autor:- Com certeza nem a metade dos filhos de Ghandi de Salvador não sabem o quanto são lindos e maravilhosos em manter essa linda e singela homenagem pela capital soteropolitana... todos os anos... e suas cores... e sua caminhada tão simples mas tão bem compassada e no ritmo em homenagem a tal ser humano maravilhoso que tornou a Índia independente do julgo britânico!!!