EM MEMÓRIA DA MISSIONÁRIA DOROTHY STANG

martírio: tormentos e/ou morte infligidos a alguém em consequência de sua adesão a uma causa ou pela fé religiosa.

Hoje faz 12 anos do assassinato da missionária Dorothy Stang.

Já se passaram anos do assassinato da Missionária Irmã Dorothy Stang. Temos consciência de que o testemunho e a mística desta fiel e corajosa mulher com seu sangue derramado na floresta amazônica, produziu e ainda irá produzir frutos, muitos frutos.

Dorothy afirmou, no momento em que foi imolada: "Eis a minha alma” e mostrou a Bíblia Sagrada. Leu ainda alguns trechos das Sagradas Escrituras para aquele que logo em seguida iria assassiná-la. Morta com sete tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, no Estado do Pará, Brasil.

*

*

Um mártir ou uma mártir (do grego transl. martys, "testemunha") do Ponto de vista do contexto religioso mártir é uma pessoa que morre por sua fé religiosa, pelo simples fato de professar uma determinada religião ou por agir coerentemente com a religião que possui.

Pode-se dizer que mártir (num contexto religioso) é aquele que preferiu morrer a renunciar à sua fé, por defender a veracidade do que consiste (daquilo que aquele acredita) entregando a própria vida para este fim, para que a essência desta verdade (seja) preservada.

Neste contexto religioso em geral são considerados mártires aqueles que morrem nas perseguições religiosas.

USO LAICO

O termo pode ser utilizado também num sentido mais laico, associado a alguém que sacrifica a sua vida por uma causa.

No decorrer da História, a palavra ganhou outros conceitos, como morrer patrioticamente pela liberdade, a independência ou a autonomia de um povo, por um ideal social ou político ou até mesmo em uma guerra.

No Brasil o termo historicamente associado à figura de Tiradentes num sentido político da palavra: Tiradentes é chamado de "mártir da Inconfidência Mineira," por ter sido o único participante do movimento a ser condenado à morte pela Coroa Portuguesa.

*

*

*

___Dorothy era uma missionária religiosa que abraçou uma causa no coração da Amazônia.

"Dorothy virou semente. Sementes brotam; dão flores, frutos e novas sementes. Dorothy vive!".

___________

#CELEBRAMOS A MEMÓRIA DA MISSIONÁRIA DOROTHY STANG DIZENDO NÃO A TODA AÇÃO QUE PROMOVA A MORTE!

Celebrarmos a memória desta mulher, que num gesto de humildade tornou-se a voz em favor da vida da floresta e dos empobrecidos. Compreendemos que, para o mundo de hoje é imprescindível recordá-la como uma referência, um modelo, uma figura exemplar.

#

Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 13/02/2017
Reeditado em 13/02/2017
Código do texto: T5911525
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.