SAUDADES E RECORDAÇÕES DO ANTIGO CEPED

UM HISTÓRICO DE GLÓRIAS

Saudades e recordações do Antigo CEPED nos anos de " 1969 a 1989" 20 anos". O antigo CEPED-Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado da Bahia, foi um grande Centro que se destacava tanto pela brilhante execução da Ciência como da Tecnologia, prestou relevantes serviços à Sociedade, que ultrapassou os limites do Estado da Bahia.

Tinha 758 Funcionários Técnicos Administrativos, Mestres, Doutores, com Especializações no Brasil, em diversos Países.

HISTÒRICO: O CEPED foi criado pela Lei n° 2.751, de Dezembro de 1969, como uma Fundação de Direito Público, subordinado a Secretária de Planejamento Ciências e Tecnologia -SEPLANTEC. Em sua trajetória, a Lei que criou o CEPED foi modificada pela Lei n° 21.913, de 8 de julho de 1970.

O CEPED foi concebido com a Finalidade de realizar Pesquisas Científica e Tecnolólogicas com vistas ao desenvolvimento do Estado da Bahia. Desde a sua criação e até meados de 1990, o Centro realizou e desenvolveu vários programas nas áreas de Agricultura e Alimentação, Meio Ambiente, Minero-Metalurgia, Alternativas Energéticas, Química e Petroquímica, Engenharias: Civil, dos Materiais,

MEIQ- Manual da Indústria Química, Controle Tecnológico da Barragem de Pedra do Cavalo, avaliou o impacto ambiental das empresas instaladas em Camaçari, Subaé e Outras áreas; capacitou para o Pólo Petroquímico da Bahia, organizou para a Associação Nacional das Indústrias de Papel e Celulose um programa de capacitação gerencial e planejamento estratégico do setor.

Quanto aos recursos humanos, o CEDED qualificou e contou com um Corpo Técnico formado por Doutores, Mestres e Pesquisadores, Consultores, Técnicos de Nível Médio e, Administrativos.

Vale ressaltar que no seu tempo, áureo o Centro, através da contratação de projetos e convênio com instituições nacionais e estrangeiras. Dentre os vários convênios destacam-se Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO - Petrobrás, Banco Mundial, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Teclológico - CNPQ, Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, BID, BNDES e outros.

O CEPED desenvolveu projetos importantes para a Casa da Moeda (Extração ouro e platina da escória de cobre da Caraíba Metais) e para a FAO( Geléias, sucos e subprodutos de frutos tropicais). No programa de alternativas energéticas desenvolveu um importante projeto que resultou no dendê diesel,abragendo o desenvolvimento de equipamento para micro Usinas de dendê. O voltado para o meio ambiente resultou na criação de duas importantes instituições so setor na Bahia: o Centro de Recursos Ambientais (CRA) e a Central de Tratamento de efluentes Líquidos (Cetrel). Na área de construção civil foi desenvolvido um projeto de solo cimento, que resultou na redução do custo de construção de habitação e foi amplamente difundido e usado em outras regiões do País.

Está Bandeira todos Funcionários carregarão.

Entramos de Cabelos Pretos e saímos de Cabelos Brancos.

Só resta Saudades e Recordações do Antigo e Original CEPED e Colegas de muitas lutas, Foi conhecido como " Família Cepediana".

Festas e Comemorações FEMUC-Festival de Música do CEPED, Dias das Mães, Pais, Crianças, São João, Natal, Secretárias, Aniversários dos Funcionários, Olimpíadas dos Jogos do Pólo Petroquíco de Camaçari, Campeonatos de Futebol, Aniversários do CEPED, e outras Festividades.

Francisco Atila Moniz de Aragão
Enviado por Francisco Atila Moniz de Aragão em 19/12/2016
Reeditado em 19/08/2017
Código do texto: T5857897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.