A CIRANDA DA ESPERANÇA

Nesta segunda feira (07/12/15), no Posto de Saúde Edmilson Pinheiro, em Fortaleza, a vivência inicial foi celebrar o Advento. Advento que antecede o Natal, advento que é a mística do nascimento de Jesus, advento do menino Vítor, que vai chegar nos próximos dias, gerado no ventre da Selma (Agente Comunitária de Saúde). O nascimento do Víctor não é surpresa, mas a surpresa e alegria integrativa do encontro desta segunda feira a tocou de uma emoção, cuja energia potente vai embalar os momentos de espera do seu filho. Um filho que vai chegar 11 anos após ter dado à luz. Um filho adolescente que vai ajudar a cuidar do Víctor que está pra chegar.

A manifestação de carinho da equipe dos Acs's e demais trabalhadores e gestores sintetiza o valor do cuidado em saúde, que vai ao encontro do conceito de "cuidar do outro, cuidar de mim, cuidar do mundo". Produção de saúde, produção de vida, educação permanente no aconchego da educação popular. As fraldas e outras lembranças trazidas, o café e a prosa, os informes e as canções, a oração e os abraços foram uma forma de dizer para Selma e para o Víctor: a saúde é a síntese do afeto que a gente compartilha no ato de viver, na vida do trabalho e no trabalho da vida, na família e comunidade.

Músicas e poesias neste tempo do advento do menino que vai chegar:

Víctor, Jesus, Selma, Maria, José...

Quando a Selma engravidou

Do homem que ela ama

Que coisa mais bonita de se ver

Sorria o filho

Sorria o pai

Sorria Selma

Sorria todo mundo

O criador que tudo faz, de novo fez

E dessa vez foi lá na casa da Selma (inspirada na música "Quando ela engravidou" do Pe. Zezinho-SCJ).

Momento inesquecível é a espera de um novo ser

Fruto de um impulso criador tecido pelo amor

E a Selma chorou feliz

O choro de mãe donde advém a luz

E a gente celebrou feliz

A ciranda da esperança!

Siga-me face a face: https://www.facebook.com/eliasjose.dasilva.1