Escrita de Internet uma nova visão!

História da Reforma e o novo Alfabeto

Sabemos que a língua é um objeto em constante transformação.

A todo o momento palavras são acrescentadas, modificadas e muitas caem em desuso. Nos tempos atuais, os internautas criaram um linguajar simplificado, com o intuito de tornar mais rápida a comunicação via

internet. Exponha sua opinião sobre o uso do “internetês” e de que forma ele influencia na prática da escrita. Muito se fala e se censura sobre as formas de escrita adotadas pelos jovens nas vias de comunicação do meio virtual. Alguns profissionais criticam duramente as abreviações, enfatizando que as mesmas prejudicam as formas cultas da língua, além de caracterizar os adeptos da linguagem como vândalos gramaticais, palavras ditas pelo radialista e apresentador inglês, John Humphrys. Porém, pesquisas recentes comprovam que crianças e adolescentes que cresceram se comunicando na internet, nas salas de bate papo, enviando e recebendo mensagens de celular, apresentam uma escrita mais desenvolta e rica em detalhes. Sabe-se que o exercício da escrita leva o sujeito a desenvolver melhor suas habilidades ortográficas, gramaticais e criativas. Sendo assim, escrever, mesmo que conversando com amigos, é uma forma de expressar melhor suas ideias e exercitar a destreza da escrita de um bom texto. Nas escolas, a escrita abreviada e em códigos, a que denominamos como internetês, não é mais considerada um problema.

Fonte disponível. http://brasilescola.uol.com.br/educacao/escrita-internetuma-nova-visao.htm

Com o surgimento da internet e redes sociais, as pessoas passaram abreviar 50 por cento das palavras, deixando de usar acentos, pontuação, letras maiúsculas e etc. Com isso deixam de praticar a ortografia correta e acabam por escrever errado em provas, concursos e etc. Por outro lado a internet vem para facilitar na busca rápida, interação, conhecimento e aprendizado. Cresceram se comunicando na internet, nas salas de bate papo, enviando e recebendo mensagens de celular, apresentam uma escrita mais desenvolta, leva o sujeito a desenvolver melhor suas habilidades ortográficas, gramaticais e criativas. Sendo assim, escrever, mesmo que conversando com amigos, é uma forma de expressar melhor suas ideias e exercitar a destreza da escrita de um bom texto.

É um facilitador transformando nossas pronúncias e criando uma nova linguagem, modernizando nosso vocabulário. É muito importante o ponderamento e uma real consciência por parte dos adeptos a prática do internetês, porque esta forma de linguagem empobrece o conhecimento e a Língua Portuguesa, em lugares ou situações em que um bom domínio da linguagem formal é essencial, esta linguagem passa a ser vista de uma forma negativa. O uso das abreviações nas palavras, como por exemplo: você(vc), amor (amr) também(tbm) e etc. Não vejo como influência na prática da escrita, pelo fato de que na hora que escrevermos uma redação ou afins, é proibido fazer uso dessas abreviações e/ou uso do linguajar "internetês". Ou seja, não influência e muito menos ajuda no aprender do nosso modo de escrita, sendo a única influência(má) é ir cada vez mais fazendo o uso dessas abreviações e ir perdendo a forma padrão da escrita, e assim aumentando a ausência de grafia.

Curso de História da Reforma Ortográfica e o novo Alfabeto

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 20/10/2017
Código do texto: T6148103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.