Usos verbais

Preste atenção nos versos iniciais de Malandragem, uma das mais conhecidas canções da saudosa Cássia Eler:

Quem sabe eu ainda sou uma garotinha/Esperando o ônibus da escola sozinha...

No trecho acima, o verbo ser encontra-se no presente do Indicativo, primeira pessoa do singular “eu sou”. No entanto, será que esse modo verbal é realmente o mais adequado para expressar essa ideia de dúvida? Perceba na expressão “quem sabe” que a autora tem dúvidas se aquela garotinha de outrora ainda se manifesta em sua fase adulta.

Ora, o eu sou é uma afirmação, não exprime nenhuma dúvida. Sendo assim, o modo mais adequado seria usar o presente do Subjuntivo: que eu seja. Vejamos:

Quem sabe eu ainda seja uma garotinha/Esperando o ônibus da escola sozinha...

USO DO PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

A gente ouve muito falar desse tempo verbal na escola, não é mesmo? Porém, na prática sua explicação é quase sempre deixada de lado.

Explicando de forma simples, o pretérito mais-que-perfeito é o passado do passado. Para entender isso bem, vejamos o exemplo a seguir:

Quando a empregada chegou, eu já tinha lavado a louça.

Perceba que quando a empregada chegou (pretérito perfeito) eu já tinha (pretérito imperfeito) lavado a louça. Assim, a empregada veio no tempo passado, porém, eu lavei a louça (num passado) anterior à chegada dela. Calma, tem mais.

Mas, suponhamos que eu não queira usar o verbo ter (tinha) para me referir ao passado ocorrido antes da minha empregada chegar. Hum, é aí que entra o pretérito mais-que-perfeito. Só lembrando que todos os verbos desse exemplo estão no modo Indicativo. Então vamos lá:

Quando a empregada chegou, eu já lavara a louça.

Isso mesmo, o verbo lavar foi para o pretérito mais-que-perfeito.

Obs: a forma verbal (lavado) está no particípio.

Agora um equívoco de natureza grave que muitos poetas infelizmente ainda cometem: tu “fostes” o amor da minha vida. PELO AMOR DE DEUS, meus amigos, não façam isso. A segunda pessoa do pretérito perfeito do singular é: tu foste, tiveste, vieste, ficaste, compraste etc. Fostes e as outras formas com a terminação tes, pertencem a segunda pessoa do plural: vós fostes, vós ouvistes etc. O talento para escrever não dispensa o esforço. Na dúvida, consulte sempre as conjugações dos verbos.

Para finalizar as dicas de hoje, proponho um desafio. No poema Desiludir-se, publicado aqui no Recanto das Letras, há um verso onde transformei um verbo em substantivo, mediante a chamada Derivação Imprópria. Caro leitor, leia o poema citado e identifique esse verso.

Boa sorte e até a próxima, pessoal!