ARTIGO DEFINIDO

Pego o dicionário de português para ver o que ele diz sobre o artigo definido. E lá está: "palavra variável que precede o substantivo, indicando-lhe o gênero e o número".

Mas sei que em inglês o artigo definido (the) é invariável, não servindo portanto para indicar o gênero e o número do substantivo. Curioso, vou ao dicionário de inglês: "any of a class of words used to signal nouns and to specify their application".

Entendendo: em inglês o artigo definido serve apenas para fazer notar que a palavra seguinte é substantivo, seja ele masculino ou feminino, singular ou plural.

Assim como o inglês é língua dominante no mundo atual, o mesmo ocorria com o latim há muitos séculos. O latim é uma língua sintética, sem o mínimo de redundância. Em latim não há artigo, portanto o "the" do inglês seria de uma inutilidade tremenda.

Se em português dizemos: "A lua ilumina a terra", em latim fica: "Luna terram illustrat". E a versão de "O Senhor é bom" passa para: "Dominus bonus est". Não há artigo nenhum.

No caso do português, o artigo definido é necessário e interessante que seja variável. Sua função não é apenas preceder o substantivo e sim dar maior força ao gênero e ao número do substantivo. Dizer: "a pomba", "o pombo", "as pombas", "os pombos" soa muito melhor do que se disséssemos tais palavras sem os artigos ou se houvesse apenas um artigo definido invariável.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 22/06/2017
Código do texto: T6034838
Classificação de conteúdo: seguro