LÍNGUA PORTUGUESA - PARTE IV UM ESTUDO SOBRE A GRAMÁTICA

Sabe-se que, dispomos dos recursos que a própria língua nos oferece para organizarmos nossas ideias e colocar nossos pensamentos em prática por meio do discurso que produzimos. E é justamente a parte da Gramática responsável pelo estudo da forma pela qual se constituem os vocábulos, os quais compõem todo o acervo de que dispomos quem vai grifar esses aspectos gramaticais nos mostrando as classes gramaticais e afirmando quais classes são variáveis que sofre alteração em sua forma pela presença das chamadas desinências nominais de gênero e de número; bem como das desinências verbais de modo, tempo, número e pessoa.

De acordo com um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Assim, equivale afirmar que se estamos nos referindo à morfologia, estamos, obviamente, fazendo referência às classes gramaticais, como já dissemos. Analisaremos, em outra oportunidade, uma a uma, de modo a fazer com que nosso aprendizado se torne de todo efetivado.

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Exercem sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (sujeito, objeto direto, objeto indireto e agente da passiva). Os substantivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, próprios, comuns, coletivos, concretos, abstratos, comuns de dois gêneros, sobrecomuns, epicenos e de dois números.

Artigo são palavras que antecedem os substantivos, determinando a definição ou a indefinição dos mesmos. Sendo flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), indicam também o gênero e o número dos substantivos que determinam. Podem ser classificados como definidos e indefinidos.

Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (normal, comparativo, superlativo). Classifica-se em simples, compostos, primitivo, derivado, biformes, uniformes, pátrios.

Pronomes são palavras que substituem o substantivo numa frase (pronomes substantivos) ou que acompanham, determinam e modificam os substantivos, atribuindo particularidades e características aos mesmos (pronomes adjetivos). Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (1.ª 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso). Podem ser pessoais retos, pessoais oblíquos, pessoais de tratamento, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Numerais são palavras que indicam quantidades de pessoas ou coisas, bem como a ordenação de elementos numa série. Alguns numerais podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), outros são invariáveis. Podem ser cardinais, ordinais, multiplicativo, fracionários e coletivos.

Verbos são palavras que indicam, principalmente, uma ação. Podem indicar também uma ocorrência, um estado ou um fenômeno. Podem ser flexionados em número (singular e plural), pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (passado, presente e futuro), aspecto (incoativo, cursivo e conclusivo) e voz (ativa, passiva e reflexiva). Os verbos são regulares, irregulares, anômalos, principais, auxiliares, de ligação, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, pronominais essenciais e pronominais acidentais.

Advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando uma circunstância (tempo, lugar, modo, intensidade,…). São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número. Contudo, alguns advérbios podem ser flexionados em grau. Eles estão assim divididos: Advérbio de lugar, de tempo, de modo, de afirmação, de negação, de dúvida. de intensidade, de exclusão, de inclusão e de ordem.

Preposições são palavras que estabelecem conexões com vários sentidos entre dois termos da oração. Através de preposições, o segundo termo (termo consequente) explica o sentido do primeiro termo (termo antecedente). São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número. As preposições são simples essenciais, simples acidentais, compostas ou locuções prepositivas.

Conjunções são palavras utilizadas como elementos de ligação entre duas orações ou entre termos de uma mesma oração, estabelecendo relações de coordenação ou de subordinação. São invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número. Classificam-se em: Conjunções coordenativas aditivas, coordenativas adversativas, coordenativas alternativas, coordenativas conclusivas, coordenativas explicativas, subordinativas integrantes, subordinativas adverbiais causais, subordinativas adverbiais concessivas, subordinativas adverbiais condicionais, subordinativas adverbiais conformativas, subordinativas adverbiais finais, subordinativas adverbiais proporcionais, subordinativas adverbiais temporais, subordinativas adverbiais comparativas e subordinativas adverbiais consecutivas.

Interjeições são palavras que exprimem emoções, sensações, estados de espírito. São invariáveis e seu significado fica dependente da forma como as mesmas são pronunciadas pelos interlocutores. Estão assim dispostas: Interjeições de alegria, de estímulo, de aprovação, de desejo, de dor, de surpresa, de impaciência, de silêncio, de alívio, de medo, de advertência, de concordância, de desaprovação, de incredulidade, de socorro, de cumprimentos e de afastamento.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 27/03/2017
Código do texto: T5953209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.