Didática alternativa (5) - O texto

Normalmente começa-se o programa pelo texto narrativo. Faz sentido. Mas faria ainda mais sentido, se, antes de partir para as suas

especificidades, se pusessem em cima da mesa todos os tipos fundamentais de textos e a noção do seu desdobramento em géneros. A nomenclatura é bastante controversa; o referido desdobramento, muito complexo; mas o importante é que os alunos, com esta ou aquela nomenclatura, agarrem, quer pelo contraste, quer pela afinidade, o essencial da taxinomia em questão. A partir daí, postos perante um qualquer texto concreto, saberiam logo o terreno que pisam. E relacionariam, por exemplo, poesia com conteúdo e não com forma, como não raras vezes acontece.

Blabladur
Enviado por Blabladur em 16/10/2016
Reeditado em 17/10/2016
Código do texto: T5793190
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.