Didática alternativa (3)

No 1º ciclo de ensino formal, o aluno deve passar, a escrito, a língua que já fala. No 2º ciclo, deverá adquirir as linhas essenciais do conhecimento explícito da língua. Diz-me a experiência que são o tempo e a idade certos. Quem o não fizer dificilmente o fará mais tarde. Porque essa reflexão é estruturante e pressuposto. Da comunicação e do pensamento. Nós pensamos em português…

Venho exemplificar práticas, esquemas e conceitos alternativos. Exemplificar apenas. Nada é único, completo e muito menos definitivo.

As minhas propostas cruzar-se-ão com nomenclaturas tradicionais, umas vezes para estabelecer equivalências, outras vezes para introduzir nelas mais alguma coerência.

O que pretendo, em suma, não é a escolha de uma qualquer didática, entre as muitas que já existem. O que pretendo mesmo é revelar um instrumento de análise linguística, uno, coeso e coerente, que estruture a linguagem verbal, estruturando também, por essa via, o pensamento dos alunos.

Blabladur
Enviado por Blabladur em 12/10/2016
Código do texto: T5789050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.