LINGUA PORTUGUESA - AGRADECIMENTOS



Uma das coisas mais corriqueiras em nosso dia a dia e muito simples, mas quase todas as pessoas erram; ou se sabem na linguagem escrita - as mulheres - na linguagem oral na hora de agradecer, não observam:

Palavras - obrigado/obrigada

A palavra - OBRIGADO - varia conforme a pessoa que está falando, concordando em gênero. No gênero feminino a frase será: “Eu estou AGRADECIDA”. Um homem dirá... “Eu estou AGRADECIDO”.
Como se vê, a palavra concorda com o gênero - feminino ou masculino - da pessoa que fala. Então, uma mulher nunca diz “obrigado”, mas sim “obrigada”... Sempre!
A mesma coisa vai ocorrer quando a mulher escrever ou disser: “muito OBRIGADA” e os homens dirão “muito OBRIGADO”.

Outro erro comum que encontramos, é quando se responde ao “OBRIGADO” dito por um interlocutor. É comum ouvirmos as pessoas errarem essa frase, já que muitos dizem erroneamente: Obrigado você!

Não! Note que quem está agradecendo é você, ou seja, o que você está querendo dizer será: SOU EU QUEM AGRADECE. (Equivale a dizer, sou eu quem está agradecido)

Portanto, nunca mais retribua algum favor com : “Obrigado você”, que é o mesmo que você estivesse dizendo para a pessoa: “é você quem tem que agradecer”, “é você quem está devendo-me agradecimento”; por isso, diga sempre: “Obrigado EU”. Não é um modismo como muitos pensam, mas a correção, no capítulo da língua, para agradecimentos

A propósito, você sabe por que usamos a palavra OBRIGADO ou OBRIGADA?
É uma forma abreviada da expressão “Me sinto OBRIGADO (ou OBRIGADA) a retribuir por isso que você me fez“.

Portanto, atenção também para usar corretamente, tanto o “obrigada” (gênero feminino) como o “obrigada(o) eu“ e não “Obrigado você”.
Se não, seu solícito interlocutor - que além de fazer o favor ou prestar o auxílio, ainda deveria ser “obrigado a fazê-lo”.

Até mais...
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 06/10/2016
Reeditado em 22/03/2017
Código do texto: T5783493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.