O MONGE E A MONJA

Como não entendo de Teologia, não sei se existem monjas no mundo; mas, dependendo da religião, pode ser que sim. O certo é que a palavra existe, como também existe a palavra "papisa", feminino de papa. Mas como sabemos, até hoje nenhuma papisa se intrometeu na sucessão dos papas.

Voltando à "monja"... o que mesmo interessa é a palavra em si, que se escreve com J. E se é com J, alguém poderia perguntar: por que então não se escreve "monge" com J? Por que "monge", ao invés de "monje"? Com J, ficaria mais de acordo com o seu correspondente feminino. E "monja" deve obrigatoriamente ser com J, pois se fosse com G, teria um som gutural, o que seria uma aberração.

Mas ora... o fato de "monge" ser com G, está simplesmente na origem da palavra, ou melhor, na sua evolução. Mesmo não sendo grafada com G no latim, no provençal (língua precursora do francês) ganhou essa letra, e assim temos até hoje a palavra "monge".

Como os antigos consideravam que os homens eram muito superiores às mulheres, natural é que a palavra "papisa" tenha surgido bem depois da palavra "papa". Do mesmo modo, "monja" veio depois de "monge". Se "monja" tivesse surgido primeiro, aí sim estaríamos escrevendo "MONJE".

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 04/09/2016
Código do texto: T5750379
Classificação de conteúdo: seguro