O GREGO, NO TEMPO DE PLATÃO E DE ARISTÓTELES, JÁ ERA UMA LÍNGUA COM REGRAS ESCRITAS, IRMÃOS NA LÍNGUA?

Há um mês, o meu amigo e irmão na língua Caetano De Sousa Kambambe, afirmou, em comentário a uma publicação, isto: “A língua viveu durante muito tempo sem a gramática. Será que naquela altura as pessoas não se comunicavam? Os primeiros escritos de Platão foram escritos de acordo com que gramática? Que gramática ele usou para escrever tão bem assim na língua dele?”

O coordenador e responsável editorial do sítio na Internet Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, José Mário Costa, reage:

“Aconselho-o a informar-se e a esclarecer-se melhor antes de emitir as opiniões que emite sobre a(s) língua(s) !

O português, a partir da fase em que se autonomizou por completo do latim, tem a sua primeira gramática publicada em 1536, tendo já antes normas e regras estruturantes. E tem a sua primeira reforma ortográfica em 1911, precisamente para se pôr cobro a que cada um escrevesse como lhe dava na real gana...

O grego, no tempo de Platão e de Aristóteles, já era uma língua com regras escritas, e seguidas, desde o alfabeto, os artigos, os verbos, as preposições, os advérbios e as conjunções. A primeira gramática do grego é atribuída a Dionísio de Tácia, que viveu uns 300 anos antes de Platão (no ano 100 a.C.), veja bem!...

E para o latim, as primeiras gramáticas remontam ao ano 17...

Para não falarmos, já, do espanhol, do inglês, do francês, do alemão, do russo, do mandarim, etc., etc., etc., e ao longo dos tempos.

Qualquer língua, sejam elas mais ou menos complexas, têm de ter as suas regras, devidamente estudadas e estruturadas, precisamente para os seus falantes e/ou aprendentes seguirem um padrão normativo para o seu bom uso.

O contrário, que é o que o senhor insensatamente postula, seria fazer das línguas... linguas de trapos.

No Ciberdúvidas tem o suficiente, e de acesso gracioso, para ficar a saber mais do que (não) sabe -- e, pior, não se inibe de o alardear assim publicamente.”

Littera Lu
Enviado por Littera Lu em 22/08/2016
Código do texto: T5736045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.