Série caneta vermelha


NOSSO IDIOMA

DENTRE OU ENTRE?

Apesar de parecidas, elas devem ser usadas em situações distintas.
O leitor já deve ter encontrado em textos ou ouvido através da mídia as preposições “dentre” e “entre.

Embora elas sejam parecidas na grafia, será que podem ser empregadas nas mesmas situações?
Na realidade não. Dentre” é uma aglutinação (de + entre) e significa “do meio de”. Seu emprego se faz necessário quando há verbos regidos pela preposição “de”. Vejam os seguintes exemplos:

O campeonato não tem favoritos a ser campeão, mas o vencedor sairá, certamente, dentre os times cujos atletas tiveram o melhor desempenho tático e preparo físico..
Veja que o verbo sair é regido (pede) pela preposição “de”, afinal [quem, ou o que sai] sai de algum lugar. Assim o correto é empregar o termo "
dentre”.“ A frase poderia ser: O campenonato não tem favoritos , mas o vencedor sairá, certamente, do meio dos times cujos atletas tiveram o melhor desempenho tático e preparo físico.

Outro exemplo: Dentre a multidão surgiu aquela linda mulher loira. O verbo “surgir” também pede a preposição “de”, pois quem surge [surge] de algum local.
A preposição poderia ter sido substituída por “do meio da” (Do meio da multidão surgiu aquela bela mulher loira). J

“entre” equivale a um lugar ou
 espaço intermediário, a um intervalo de tempo, a algo recíproco, a várias coisas ou pessoas - desde que não haja a necessidade da preposição “de”.
Eis alguns casos: Entre todos os funcionários do departamento está Roberto - há anos o mais pontual. Atente para que — mesmo “entre” podendo ser trocado por “do meio de” — o verbo estar não é regido pela preposição “de”; afinal quem ou o que está/ está em.

A distância entre São Paulo-SP e Moji Guaçu-SP é aproximadamente de 155 quilômetros. Aqui há uma relação espacial, e o verbo “ser”    [ é] também não pede a preposição “de”.

O melhor horário para começar a reunião talvez seja entre
 as 8h e as 10h (período temporal).
As seguidas brigas e ofensas verbais demonstram a falta de afinidade entre mim e você.

É isso. As curiosidades e dificuldades de nossa língua portuguesa, eu as coloco aqui, não porque sei todas, mas exatamente porque não as sabendo estudo para repartir o resultado. Espero que tenha ficado esclarecida a diferença do emprego e significado de ENTRE e DENTRE .

Até mais.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 11/07/2016
Código do texto: T5693913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.