Aragón-por parte de pai.

Bem, o meu nome é muito antigo, tem mais de mil anos, e se refere a um rio que descia das montanhas, os 'Pirineus", que divide a Espanha da França, e o nome quer dizer: "Rio que vem dos montes".

O nome é de um basco-ibérico, e não sei bem porque gosto muito, talvez porque caiu sobre mim, da parte de pai, e os meus filhos adoram , acham chique, rsss...mas eu gosto tanto do Guerrero que vocês nem imaginam, pois a família da minha mãe gosta muito de mim, e pra mim é o que interessa.

O nome Aragón vem do Celta , e percebo que tenho uma raiz nortenha, que não posso negar, no entanto o nome da minha mãe ; "Guerrero Colón", tem uma "jovialidade" que me encanta, e eles me receberam bem, me carregaram nos braços, e por isso tenho esse carinho todo. O Colón (Colombo), vem de "Cristóvão", o conquistador da América, e muitas vezes pensei que posso ser parente dele, mas à seguir penso ser apenas um "delírio" juvenil.

De qualquer forma sou um andaluz de raiz, muito profunda, e me encanta saber disso, meu bisavô Rafael era Cordobês, um artesão de couro, fez as montarias de Don Pedro Domecq e filhos , "o famoso" do conhaque, e foi ele quem pediu para o meu bisavô vir até Cádiz , que era mais perto de suas "ganaderias"(rebanho bovino) , pois se encantara com suas selas e demais apetrechos para montarias, então o meu bisavô montou uma oficina, onde a minha mãe brincava na infância, e ele trabalhou muito para a família Domecq, até o final da vida.

A bandeira espanhola tem um escudo no centro, com os quatro reinos cristãos ; Navarra, León, Castela e Aragón, e sempre que olho a bandeira vejo o meu nome lá, tremulando, e fico muito orgulhoso. Quando a tive que jurar (no consulado), na idade militar, só olhei para aquele pedacinho, vermelho e amarelo, rsss...coisas de jovem,na época não tinha o nacionalismo desenvolvido, e achei tudo aquilo meio chato.

Escrevi sobre o nome "Aragón" porque um dos colegas do Recanto me disse para fazê-lo , logo após haver escrito sobre a etimologia dos países.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 24/06/2016
Reeditado em 25/06/2016
Código do texto: T5677488
Classificação de conteúdo: seguro