IV — Fonética (parte 3): Encontros vocálicos

Olá meus queridos! Estavam com saudades do bom e velho "gramatiquês"? Para quem gosta da nossa queridíssima língua portuguesa, creio que sim...

Sem enrolação, vamos ao que interessa: encontro vocálicos: "o que são? Onde se escondem? Hoje, no Escritor ao Vento..."

Caso você não tenha reparado, "vocálico" vem de "vogal" (lembram-se delas?), então "encontro vocálico" nada mais é que "o que encontro das vogais".

Para começar, temos o "ditongo" — reparam? "di = 2" e "tongo = som", ou seja, "dois sons" —, que nada mais é que o encontro de uma vogal e uma semivogal ou viceversa. Um exemplo simples: "dÓI" (DUARTE 2000, p. 15).

"Já acabou, Jéssica?" você deve estar a se perguntar ai do outro lado e... não, não acabei, já que ainda falta falar dos "ditongos crescentes" e dos "ditongos decrescentes".

Os ditongos crescentes são aqueles formados por uma semivogal + vogal, como é o caso de "pátrIA" (idem) e os decrescentes são formados pelo inverso, ou seja, uma vogal + semivogal, como em "sAI" (idem).

"Mas, por que 'crescente' e 'decrescente'?" Por causa do som. Reparem em "pátrIA", ou melhor, só em "tRIA": conseguiram perceber que ele "aumenta" ou melhor, que ele "cresce"? Agora em "sAI" ocorre o inverso: o som diminui, ou melhor, ele "decresce".

Segundo CEGALLA (2008, p. 12), os ditongos ainda dividem-se em: "a) orais: pAI, pOUco [...]. b) nasais: mÃE, pÕE [...]".

Com os tritongos (tri = 3; tongo = som) a coisa é mais simples: eles são formados por uma semivogal + vogal + semivogal. Exemplo básico: "ParagUAI". Ah! Quase ia me esquecendo: eles dividem-se em "orais", como o já citado "ParagUAI", e os "nasais" como em "sagUÃO".

E por fim, porém, não menos importante, temos o "hiato".

Esta palavrinha, apesar de ser ainda mais simples que as anteriores, merece uma atenção especial porque ela possui diversos significados — só o dicionário online Priberam traz cinco significados para ela.

Segundo o website Origem Da Palavra - Site de Etimologia (em: http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/hiato/. Acesso em 03 de junho de 2016), "Hiato" é uma palavra que veio do latim "hiatus" e significa "abertura, espaço".

Geralmente ouve-se ela com o significado de "Interrupção entre dois acontecimentos [...]" (Em: http://www.priberam.pt/DLPO/hiato. Acesso em: 03 de junho de 2016), mas o que interessa para nós é o primeiro significado: "[...] Encontro de duas vogais que não formam ditongo" (idem).

Em outras palavras, "hiato" é a vogal que não se junta a outra. Exemplos: "saÚde", "beAto" (DUARTE 2000, p. 16).

Então, é isso — novamente correndo bem longe de posts muito longos.

REFERÊNCIAS:

CEGALLA, Domingos Paschoal. Nova Minigramática da Língua Portuguesa. 3ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

DUARTE, Madalena Parissi. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Blumenau: Todolivro, 2000.

ORIGEM DA PALAVRA. Lista de Palavras: Consultas e artigos com a palavra "hiato". Em: http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/hiato/. Acesso em 03 de junho de 2016.

PRIBERAM DICIONÁRIO. Hiato. Em: http://www.priberam.pt/DLPO/hiato. Acesso em: 03 de junho de 2016

Escritor ao vento
Enviado por Escritor ao vento em 03/06/2016
Código do texto: T5656045
Classificação de conteúdo: seguro