Brincando e Alfabetizando letras: B e S.

Este texto é voltado para a Educação Infantil e Series iniciais é uma ferramenta que através da brincadeira aconteça a memorização do som do B e do S.

São brincadeiras simples com o intuito de ir fazendo com que a criança faça a diferenciação do som e das letras de forma prazerosa .

Brincando e Alfabetizando letras: B e S

Com estas duas brincadeiras vai ser divertido aprender a diferença dos sons destas letras .

Brincadeira do B

O Bebê da mamãe é muito grande

Ele faz baba

Ele faz bebe

Ele faz bibi

Ele faz bobo

Ele faz BUUU pra brincar de fantasminha!

Faça uma roda e o gesto do bebê é juntar as mãos abaixadas e fazer um gesto de colo, no buuu pode assustar os amiguinhos dos lados .

O S Vamos brincar de S.

Vamos brincar de S!

O S salta,

O S senta.

O S ssssSilêncio.

O S sobe

O S sssumiu....

Tudo que vai sendo falado vai sendo feito pelas crianças. quando ele some a criança esconde o rosto tampando com as mãos.

E uma brincadeira para trabalhar o som do S, ajuda na alfabetização desde o Maternal e até nas series iniciais.

Pode ser feito uma roda então começa a brincadeira mostrando a letra S pode ser no chão uma grande de fácil visualização ou uma pequena para cada um.

E cada criança é o S ,no final quando ele some pode se abaixar ou esconder o pequeno S individual,que cada um pode carregar consigo.

Nós fizemos com o Maternal II faixa de idade de 3 e 4 anos deu certo foi um momento bem gostoso.

Parece algo simples e ingênuo , mas eles gostam muito.

Se for usada uma chamadinha onde os nomes das crianças começam com estas letras e uma pequena letra destacada, pode ser colocada do lado da chamadinha que já estava do com uma figura ( símbolo ) para que a criança reconheça com facilidade seu nome e sua letra inicial do nome e aprenda o som da letra do nome é divertido.